Entrevista com a bibliotecária e professora moçambicana Delfina Lázaro Mateus
Palabras clave:
Mulheres negras. Biblioteconomia. Ciência da Informação. Moçambique.Resumen
Em 11 de agosto de 2019, eu Priscila Sena realizei uma entrevista com a bibliotecária e doutoranda Delfina Lázaro Mateus, uma jovem moçambicana de 26 anos, cheia de garra e crença nas mudanças que as áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação podem fazer na sociedade por intermédio de suas e seus profissionais. Nós nos conhecemos no mês de julho, nas edificações da Universidad Carlos III de Madrid, no campus de Getafe, onde Delfina é doutoranda, e eu me encontro em uma estância de estudos do programa Doutorado Sanduíche, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Brasil. Delfina Lázaro Mateus é docente na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique no Curso de Licenciatura em Biblioteconomia. Doutoranda, com Mestrado em Documentação, Arquivos e Bibliotecas no entorno Digita na Univeridad Carlos III de Madrid, Espanha, e com especialização em Biblioteconomia pela Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Atualmente exerce também a função de coordenadora do curso de Licenciatura em Biblioteconomia na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane e docente das disciplinas: Introdução à Biblioteconomia e Bibliotecas Públicas e Escolares na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Monldane. Possui experiência profissional na área da docência e de gestão de unidades de informação. Desenvolve trabalhos de assessoria na área de gestão de informação e de documentos. É coordenadora do projeto alfabetização digital de mulheres em Moçambique, um projeto de cooperação internacional entre a Universidade Eduardo Monldane, Moçambique e a Universidade Carlos III de Madrid, Espanha - 2019. Tendo trabalhado no projeto de concepção de uma Biblioteca particular na Fundação universitária da Universidade Politécnica, A politécnica em Moçambique e no projeto Jovens mulheres nas tecnologias de informação e comunicação do Ministério da Ciência e tecnologia e a Universidade Eduardo Mondlane. Com esta introdução, acredito que vocês leitores da Revista ACB compreendem o porquê que Delfina foi convidada para a entrevista que se segue. Caso ainda não tenham compreendido nossa motivação, leia toda a entrevista e se encantem com a história de luta dessa profissional e humana inspiradora.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings. A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina está indexada:
Portal Brasileiro de Repositórios e Periódicos de Acesso Livre http://www.ibict.br/oasis.br/
Diálogo Científico - Ciência da Informação - http://dici.ibict.br/
DOAJ - Directory Open Access Journal - http://www.doaj.org
DIALNET - http://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?tipo_busqueda=CODIGO&clave_revista=12120
LATINDEX - http://www.latindex.org
OAISTER - http://www.oaister.org
PKP system - http://pkp.sfu.ca/harvester/
Holmes - Descobrindo a Ciência da Informação por você - Feudo.org http://www.holmes.feudo.org/index.php
A Revista ACB consta no Portal de Periódicos CAPES - Qualis B Nacional - avaliação de 2004a 2006 - http://www.periodicos.capes.gov.br/
A Revista ACB consta no Portal de Acesso à Informação Científica (Periódicos Acesso Livre - CAPES) - Texto Completo - http://acessolivre.capes.gov.br/acessoLivreTextoCompleto.jsp
e na Biblioteca de Periódicos Eletrônicos disponibilizado pela Biblioteca Universitária de Regensburg (Alemanha) - Die Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universitätsbibliothek Regensburg http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/ .
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.