Batendo perna por aí… nas bibliotecas cariocas: relato de experiência de um projeto de extensão em educação patrimonial

Autores

  • Jaqueline Santos Barradas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • Stefanie Cavalcanti Freire Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Fabiano Cataldo de Azevedo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Roberta de Roode Torres Profissional autônoma
  • Marli Gaspar Bibas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Patrimônio cultural. Projeto de extensão.

Resumo

Resumo: Relato de experiência que evidencia resultados oriundos de projeto de extensão universitária Batendo Perna por aí... nas bibliotecas cariocas, cujo objetivo é desmistificar o uso e o acesso às bibliotecas históricas cariocas, levando pessoas a conhecer algumas imponentes bibliotecas, interna e externamente. Assim, o presente relato de experiências compartilha os resultados do primeiro ano de atuação do projeto, evidenciados pela análise e discussão da percepção do público participante sobre as quatro bibliotecas cariocas visitadas no ano de 2018. O referencial teórico é construído a partir das ideias de educação patrimonial e patrimônio cultural. A metodologia caracteriza-se como exploratória e descritiva, pois descreve um fato ou fenômeno já explorado anteriormente. Quanto aos procedimentos para a coleta de dados são utilizados a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários, com perguntas fechadas e abertas. Os resultados são analisados por meio de abordagens qualitativa e quantitativa, por intermédio de recursos estatísticos e representação gráfica. O campo empírico da pesquisa é composto por quatro bibliotecas cariocas: Real Gabinete Português de Leitura (RGPL), Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Biblioteca Acadêmica Lúcio de Mendonça, da Academia Brasileira de Letras (ABL), e a Biblioteca Histórica do Itamaraty. Os resultados das pesquisas realizadas ao longo das visitas indicam que o público frequentador do projeto é composto majoritariamente por mulheres, de variadas faixas etárias, que já estiveram anteriormente em bibliotecas e souberam do projeto pela rede sociotécnica Facebook. A maioria dos participantes considerou as visitas como excelentes e não houve relato negativo. As considerações finais ressaltam o alcance dos resultados e a importância da práxis da educação patrimonial em bibliotecas na medida que desmistifica espaços públicos de educação, cultura e lazer, além de despertar novas possibilidades de atuação para a Biblioteconomia ao torná-la conhecida pelo cidadão como área de conhecimento, ensino, pesquisa e extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Santos Barradas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professora Adjunta, pesquisadora e extensinista. Doutorado em Ciência da Informação (IBICT, 2015). Mestrado em Admnistração (IBMEC,2008).

Stefanie Cavalcanti Freire, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutoranda em História (PPGH-UERJ). Professora Assistente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Fabiano Cataldo de Azevedo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor em História (PPGH-UERJ). Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Roberta de Roode Torres, Profissional autônoma

Doutora e Mestre em Engenharia de Transportes, Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFRJ).

Marli Gaspar Bibas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Bacharel em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Ex-bolsista do projeto de extensão.

Downloads

Publicado

22-07-2020

Como Citar

Barradas, J. S., Freire, S. C., Azevedo, F. C. de, Torres, R. de R., & Bibas, M. G. (2020). Batendo perna por aí… nas bibliotecas cariocas: relato de experiência de um projeto de extensão em educação patrimonial. Revista ACB, 25(2), 448–446. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1653

Edição

Seção

Relato de experiência