Batendo perna por aí… nas bibliotecas cariocas: relato de experiência de um projeto de extensão em educação patrimonial
Mots-clés :
Patrimônio cultural. Projeto de extensão.Résumé
Resumo: Relato de experiência que evidencia resultados oriundos de projeto de extensão universitária Batendo Perna por aí... nas bibliotecas cariocas, cujo objetivo é desmistificar o uso e o acesso às bibliotecas históricas cariocas, levando pessoas a conhecer algumas imponentes bibliotecas, interna e externamente. Assim, o presente relato de experiências compartilha os resultados do primeiro ano de atuação do projeto, evidenciados pela análise e discussão da percepção do público participante sobre as quatro bibliotecas cariocas visitadas no ano de 2018. O referencial teórico é construído a partir das ideias de educação patrimonial e patrimônio cultural. A metodologia caracteriza-se como exploratória e descritiva, pois descreve um fato ou fenômeno já explorado anteriormente. Quanto aos procedimentos para a coleta de dados são utilizados a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários, com perguntas fechadas e abertas. Os resultados são analisados por meio de abordagens qualitativa e quantitativa, por intermédio de recursos estatísticos e representação gráfica. O campo empírico da pesquisa é composto por quatro bibliotecas cariocas: Real Gabinete Português de Leitura (RGPL), Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Biblioteca Acadêmica Lúcio de Mendonça, da Academia Brasileira de Letras (ABL), e a Biblioteca Histórica do Itamaraty. Os resultados das pesquisas realizadas ao longo das visitas indicam que o público frequentador do projeto é composto majoritariamente por mulheres, de variadas faixas etárias, que já estiveram anteriormente em bibliotecas e souberam do projeto pela rede sociotécnica Facebook. A maioria dos participantes considerou as visitas como excelentes e não houve relato negativo. As considerações finais ressaltam o alcance dos resultados e a importância da práxis da educação patrimonial em bibliotecas na medida que desmistifica espaços públicos de educação, cultura e lazer, além de despertar novas possibilidades de atuação para a Biblioteconomia ao torná-la conhecida pelo cidadão como área de conhecimento, ensino, pesquisa e extensão.
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