Estudo sobre o formato MARC 21 em bibliotecas das universidades de ensino superior no Brasil

Ana Maria Pereira, Priscila Câmara de Camargo, Zaira Regina Zafalon

Resumo


Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo estudar o uso do formato de intercâmbio MARC 21 no Brasil, com foco no formato para Informação de Comunidade. Apresenta como objetivos específicos: identificar a abrangência dos sistemas de informação para o uso do MARC 21; apresentar um estudo sistematizado sobre o MARC 21 para Informação de Comunidade nas bibliotecas das universidades brasileiras, públicas e privadas, com Índice Geral de Cursos igual ou superior a 3. Os procedimentos metodológicos abordaram a pesquisa como qualiquantitativa, do tipo exploratória e descritiva, com característica de levantamento de dados. A coleta de dados foi realizada, em um primeiro momento, por meio de questionários encaminhados aos catalogadores das bibliotecas identificadas, e, posteriormente, optou-se pela coleta nos sites das bibliotecas. Como resultados, verificou-se que as bibliotecas não utilizam o formato MARC 21 para Informação de Comunidade e que a maioria delas utilizam softwares proprietários que não fazem uso do Formato MARC 21, fator que dificulta o intercâmbio de dados entre as próprias instituições. Em futuras pesquisas pretende-se continuar os estudos sobre a interdisciplinaridade entre as áreas de Ciência da Informação e de Sistemas de Informação com foco na catalogação, relacionando-as com as novas diretrizes da catalogação, a Resource Description and Access (RDA).

 

Palavras-Chave: Formato MARC 21. MARC 21 para Informação de Comunidade. Catalogação. Bibliotecas de universidades brasileiras.


Palavras-chave


Formato MARC 21. MARC 21 para Informações de Comunidade. Catalogação. Bibliotecas de universidades brasileiras.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.