Estudo sobre o formato MARC 21 em bibliotecas das universidades de ensino superior no Brasil

Autores/as

Palabras clave:

Formato MARC 21. MARC 21 para Informações de Comunidade. Catalogação. Bibliotecas de universidades brasileiras.

Resumen

Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo estudar o uso do formato de intercâmbio MARC 21 no Brasil, com foco no formato para Informação de Comunidade. Apresenta como objetivos específicos: identificar a abrangência dos sistemas de informação para o uso do MARC 21; apresentar um estudo sistematizado sobre o MARC 21 para Informação de Comunidade nas bibliotecas das universidades brasileiras, públicas e privadas, com Índice Geral de Cursos igual ou superior a 3. Os procedimentos metodológicos abordaram a pesquisa como qualiquantitativa, do tipo exploratória e descritiva, com característica de levantamento de dados. A coleta de dados foi realizada, em um primeiro momento, por meio de questionários encaminhados aos catalogadores das bibliotecas identificadas, e, posteriormente, optou-se pela coleta nos sites das bibliotecas. Como resultados, verificou-se que as bibliotecas não utilizam o formato MARC 21 para Informação de Comunidade e que a maioria delas utilizam softwares proprietários que não fazem uso do Formato MARC 21, fator que dificulta o intercâmbio de dados entre as próprias instituições. Em futuras pesquisas pretende-se continuar os estudos sobre a interdisciplinaridade entre as áreas de Ciência da Informação e de Sistemas de Informação com foco na catalogação, relacionando-as com as novas diretrizes da catalogação, a Resource Description and Access (RDA).

 

Palavras-Chave: Formato MARC 21. MARC 21 para Informação de Comunidade. Catalogação. Bibliotecas de universidades brasileiras.

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Biografía del autor/a

Priscila Câmara de Camargo, Bibliotecária da Biblioteca Central da UNIFACVEST (Lages - SC).

Bibliotecária da Biblioteca Central da UNIFACVEST (Lages - SC) - atual. Formada em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, 2017.

Zaira Regina Zafalon, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutora em Ciência da Informação pela UNESP (2012), mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2006), especialista em Sistemas Automatizados de Informação em Ciência & Tecnologia (1996), em Administração (2002), em Ensino Superior (2003), e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela EBDSC (1993). Atua como docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Lidera o Grupo de Pesquisa Tecnologias em Ambientes Informacionais e Inovação - GPTAI (UFSCar) e pesquisa junto ao Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (UNESP).

Publicado

2020-12-14

Cómo citar

PEREIRA, A. M.; CAMARGO, P. C. de; ZAFALON, Z. R. Estudo sobre o formato MARC 21 em bibliotecas das universidades de ensino superior no Brasil. Revista ACB, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 462–476, 2020. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1681. Acesso em: 28 sep. 2025.