Inovação de processos técnicos em e-books em bibliotecas universitárias no Brasil: análise de percepção dos bibliotecários

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Resumo

Resumo: Os livros eletrônicos (e-books) começaram a chegar às bibliotecas de forma intensa e incessante no início dos anos 2000 e causaram efeitos disruptivos em comportamentos de uso e, em especial, em técnicas de tratamento, acesso, organização e preservação. Entretanto, existem poucas informações sobre o que está acontecendo nas bibliotecas universitárias brasileiras em relação aos processos temáticos realizados em e-books. Com o objetivo de conhecer a repercussão que a incorporação massiva de e-books nos sistemas de bibliotecas universitárias do Brasil está causando nos processos de atribuição de cabeçalhos de assuntos e códigos de classificação, bem como conhecer as percepções dos bibliotecários frente à introdução deste novo formato, foi realizada pesquisa exploratória com aplicação de questionário via e-mail aos diretores ou chefes de processos técnicos de 219 bibliotecas universitárias no Brasil. Os 24 questionários respondidos foram analisados em cinco categorias: atribuição de cabeçalhos de assuntos; atribuição de código de classificação; ferramentas de descoberta; "Frustração" ou "estresse" entre bibliotecários e mudança de paradigma; e, Automatização da atribuição de assuntos e códigos de classificação. Em comparação com resultados obtidos de questionários respondidos por bibliotecários de outros países, observou-se que existem impasses a serem solucionados para as indagações sobre processos tradicionais de atribuição de cabeçalhos de assuntos e códigos de classificação, o estresse e frustração no enfrentamento de uma provável mudança de paradigma e a possibilidade de automatização na atribuição de assuntos e códigos de classificação. Conclui-se que uma transição ainda está em andamento sem uma definição clara de políticas e normativas que guiem os bibliotecários brasileiros.

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Biografia do Autor

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professora Titular pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp. Livre-Docente pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp. Mestre e Doutora em Ciências pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp. E-mail: mariangela.fujita@unesp.br

Isidoro Gil-Leiva, Universidad de Murcia

Professor Catedrático da Faculdade de Comunicação e Documentação da Universidad de Murcia. Doutor em Documentação pela Universidad de Murcia, Espanha. E-mail: isgil@um.es

Franciele Marques Redigolo, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPA. Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp. E-mail: franciele@ufpa.br

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Publicado

01-12-2021

Como Citar

Fujita, M. S. L., Gil-Leiva, I., & Redigolo, F. M. (2021). Inovação de processos técnicos em e-books em bibliotecas universitárias no Brasil: análise de percepção dos bibliotecários. Revista ACB, 26(3), 1–18. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1820