Inovação de processos técnicos em e-books em bibliotecas universitárias no Brasil: análise de percepção dos bibliotecários

Authors

Abstract

Resumo: Os livros eletrônicos (e-books) começaram a chegar às bibliotecas de forma intensa e incessante no início dos anos 2000 e causaram efeitos disruptivos em comportamentos de uso e, em especial, em técnicas de tratamento, acesso, organização e preservação. Entretanto, existem poucas informações sobre o que está acontecendo nas bibliotecas universitárias brasileiras em relação aos processos temáticos realizados em e-books. Com o objetivo de conhecer a repercussão que a incorporação massiva de e-books nos sistemas de bibliotecas universitárias do Brasil está causando nos processos de atribuição de cabeçalhos de assuntos e códigos de classificação, bem como conhecer as percepções dos bibliotecários frente à introdução deste novo formato, foi realizada pesquisa exploratória com aplicação de questionário via e-mail aos diretores ou chefes de processos técnicos de 219 bibliotecas universitárias no Brasil. Os 24 questionários respondidos foram analisados em cinco categorias: atribuição de cabeçalhos de assuntos; atribuição de código de classificação; ferramentas de descoberta; "Frustração" ou "estresse" entre bibliotecários e mudança de paradigma; e, Automatização da atribuição de assuntos e códigos de classificação. Em comparação com resultados obtidos de questionários respondidos por bibliotecários de outros países, observou-se que existem impasses a serem solucionados para as indagações sobre processos tradicionais de atribuição de cabeçalhos de assuntos e códigos de classificação, o estresse e frustração no enfrentamento de uma provável mudança de paradigma e a possibilidade de automatização na atribuição de assuntos e códigos de classificação. Conclui-se que uma transição ainda está em andamento sem uma definição clara de políticas e normativas que guiem os bibliotecários brasileiros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professora Titular pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp. Livre-Docente pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp. Mestre e Doutora em Ciências pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp. E-mail: mariangela.fujita@unesp.br

Isidoro Gil-Leiva, Universidad de Murcia

Professor Catedrático da Faculdade de Comunicação e Documentação da Universidad de Murcia. Doutor em Documentação pela Universidad de Murcia, Espanha. E-mail: isgil@um.es

Franciele Marques Redigolo, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPA. Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp. E-mail: franciele@ufpa.br

Published

2021-12-01

How to Cite

Fujita, M. S. L., Gil-Leiva, I., & Redigolo, F. M. (2021). Inovação de processos técnicos em e-books em bibliotecas universitárias no Brasil: análise de percepção dos bibliotecários. Revista ACB, 26(3), 1–18. Retrieved from https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1820