Boas Práticas de Bibliotecas Brasileiras Alinhadas ao Desenvolvimento da Agenda 2030 da ONU: uma perspectiva a partir do público infantojuvenil

Autores

  • Juliana Marques Ramos
  • Elisa Cristina Delfini Correa
  • Igor Soares Amorim
  • Callu Ribeiro Ferreira Pedreira e Andrade Bamberg

Palavras-chave:

Biblioteca com público infantojuvenil, Agenda 2030 da ONU, Desenvolvimento sustentável

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar contribuições de bibliotecas brasileiras, junto ao
público infantojuvenil, para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável segundo a
Agenda 2030 da ONU, de modo a responder a seguinte pergunta: como o público infantojuvenil das
bibliotecas pode ser mobilizado para o desenvolvimento sustentável? Para a análise, buscou-se
identificar e caracterizar tipos de boas práticas em bibliotecas escolares, públicas, comunitárias e
bibliotecas parque. Optou-se por uma abordagem qualitativa por meio de levantamento bibliográfico e
documental. Para análise dos dados, foi utilizado o método de categorização. As boas práticas foram
divididas nas categorias ambiental, social, econômica e desenvolvimento sustentável. Foram coletadas
25 boas práticas de 16 bibliotecas brasileiras, das quais, a maioria enquadrou-se nas categorias
ambiental e social. Quanto aos tipos de boas práticas desenvolvidas, a maioria não houve
predominância padrão de atividades como palestras e exposições, tendo sido verificadas boas práticas
bastante diversificadas. Os resultados revelam que as bibliotecas brasileiras têm contribuído com o
alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável segundo a Agenda 2030 da ONU junto ao
público infantojuvenil, mesmo que de forma indireta. Porém, poucas foram as boas práticas coletadas
que trabalhassem especificamente sobre o desenvolvimento sustentável ou sobre a Agenda 2030 em si.
Por fim, ressalta-se a importância de tratar estes temas junto ao público infantojuvenil, já que estes
serão os responsáveis pelo futuro do planeta e poderão tornar-se cidadãos ativos em suas
comunidades, estimulando e praticando ações que visem o desenvolvimento sustentável a nível global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Marques Ramos

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2020). Atualmente é assistente de biblioteca no Colégio Catarinense.

 

Elisa Cristina Delfini Correa

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação.

Igor Soares Amorim

Formado em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo. Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor substituto do curso de Biblioteconomia na Universidade do Estado de Santa Catarina. Compõe os grupos de pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC/UFSC). Integra o Conselho Regional de Biblioteconomia 14° região. 

Callu Ribeiro Ferreira Pedreira e Andrade Bamberg

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UDESC). Graduada em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013).

Downloads

Publicado

01-12-2021

Como Citar

Ramos, J. M., Correa, E. C. D., Amorim, I. S., & Bamberg, C. R. F. P. e A. (2021). Boas Práticas de Bibliotecas Brasileiras Alinhadas ao Desenvolvimento da Agenda 2030 da ONU: uma perspectiva a partir do público infantojuvenil. Revista ACB, 26(3), 1–21. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1829