Boas Práticas de Bibliotecas Brasileiras Alinhadas ao Desenvolvimento da Agenda 2030 da ONU: uma perspectiva a partir do público infantojuvenil
Mots-clés :
Biblioteca com público infantojuvenil, Agenda 2030 da ONU, Desenvolvimento sustentávelRésumé
Esta pesquisa buscou analisar contribuições de bibliotecas brasileiras, junto ao
público infantojuvenil, para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável segundo a
Agenda 2030 da ONU, de modo a responder a seguinte pergunta: como o público infantojuvenil das
bibliotecas pode ser mobilizado para o desenvolvimento sustentável? Para a análise, buscou-se
identificar e caracterizar tipos de boas práticas em bibliotecas escolares, públicas, comunitárias e
bibliotecas parque. Optou-se por uma abordagem qualitativa por meio de levantamento bibliográfico e
documental. Para análise dos dados, foi utilizado o método de categorização. As boas práticas foram
divididas nas categorias ambiental, social, econômica e desenvolvimento sustentável. Foram coletadas
25 boas práticas de 16 bibliotecas brasileiras, das quais, a maioria enquadrou-se nas categorias
ambiental e social. Quanto aos tipos de boas práticas desenvolvidas, a maioria não houve
predominância padrão de atividades como palestras e exposições, tendo sido verificadas boas práticas
bastante diversificadas. Os resultados revelam que as bibliotecas brasileiras têm contribuído com o
alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável segundo a Agenda 2030 da ONU junto ao
público infantojuvenil, mesmo que de forma indireta. Porém, poucas foram as boas práticas coletadas
que trabalhassem especificamente sobre o desenvolvimento sustentável ou sobre a Agenda 2030 em si.
Por fim, ressalta-se a importância de tratar estes temas junto ao público infantojuvenil, já que estes
serão os responsáveis pelo futuro do planeta e poderão tornar-se cidadãos ativos em suas
comunidades, estimulando e praticando ações que visem o desenvolvimento sustentável a nível global.
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