A sustentabilidade no ensino de biblioteconomia nas universidades do sul do Brasil

Daniela Capri, Eliana Maria dos Santos Bahia

Resumo


As discussões sobre sustentabilidade vêm ganhando força nos últimos anos, principalmente após ser estabelecida a Agenda 2030, que determina 17 Objetivos e 169 metas para ação visando contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável. Por reconhecer que as bibliotecas e os profissionais da informação possuem um papel essencial para que as metas sejam atingidas, surgiu a seguinte pergunta de pesquisa: como os cursos de biblioteconomia vem tratando o tema da sustentabilidade em suas grades curriculares? Para responder este questionamento, o artigo tem como objetivo verificar a importância dada a temática da sustentabilidade e se esta está presente nas grades curriculares dos cursos de Biblioteconomia do sul do Brasil. Para atingir este objetivo foi realizada pesquisa documental nas grades curriculares e ementas dos cursos de graduação em biblioteconomia presenciais e gratuitos e realizada análise de conteúdo para identificar a presença de disciplinas que abordem o tema. A partir do levantamento dos dados pode-se observar que todas as instituições mapeadas abordam o tema da sustentabilidade em sua grade curricular, mesmo que não de forma explícita.

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Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

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