A sustentabilidade no ensino de biblioteconomia nas universidades do sul do Brasil

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Resumo

As discussões sobre sustentabilidade vêm ganhando força nos últimos anos, principalmente após ser estabelecida a Agenda 2030, que determina 17 Objetivos e 169 metas para ação visando contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável. Por reconhecer que as bibliotecas e os profissionais da informação possuem um papel essencial para que as metas sejam atingidas, surgiu a seguinte pergunta de pesquisa: como os cursos de biblioteconomia vem tratando o tema da sustentabilidade em suas grades curriculares? Para responder este questionamento, o artigo tem como objetivo verificar a importância dada a temática da sustentabilidade e se esta está presente nas grades curriculares dos cursos de Biblioteconomia do sul do Brasil. Para atingir este objetivo foi realizada pesquisa documental nas grades curriculares e ementas dos cursos de graduação em biblioteconomia presenciais e gratuitos e realizada análise de conteúdo para identificar a presença de disciplinas que abordem o tema. A partir do levantamento dos dados pode-se observar que todas as instituições mapeadas abordam o tema da sustentabilidade em sua grade curricular, mesmo que não de forma explícita.

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Biografia do Autor

Daniela Capri, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Programa da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Pós-Graduação em Design de Interação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Eliana Maria dos Santos Bahia, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Documentación: Archiveros y Biblioteca en el entorno digital pela Universidade Universidad Carlos III de Madrid (UC3M). Mestrado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGH/UFSC). Graduação em Biblioteconomia e Documentação.pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialização em Organização e Administração de Arquivos Públicos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina PGCIN/UFSC. E-mail: eliana.maria@ufsc.br

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Publicado

01-12-2021

Como Citar

Capri, D., & Bahia, E. M. dos S. (2021). A sustentabilidade no ensino de biblioteconomia nas universidades do sul do Brasil. Revista ACB, 26(3), 1–19. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1831