Competência em dados para o profissional da informação

proposta de aplicativo para prevenção e gestão de desastres ambientais em Belo Horizonte

Autores

Palavras-chave:

Competência em dados, Participação cidadã, Governo Aberto, Biblioteconomia, Profissional da informação

Resumo

Introdução: desastres ambientais como a enchente ocorrida no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, em 2024, revelam situações extremas de emergência, nas quais a informação, quando organizada e disponibilizada em ambientes conectados, torna-se essencial para a solução de problemas contemporâneos. Nesse contexto, soluções informacionais que envolvem a participação cidadã demandam do profissional da informação competências teóricas e práticas para liderar projetos inovadores. 

Objetivo: apresentar uma proposta de modelagem de um aplicativo voltado à mitigação dos riscos associados a enchentes e alagamentos, com foco na oferta de alertas em tempo real e funcionalidades de segurança para residentes e pessoas presentes na localidade durante esses eventos. 

Metodologia: este relato de experiência descreve um projeto aplicado, desenvolvido na disciplina Competência em Dados, em 2024/1, ofertada no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais. O estudo de natureza aplicada descreveu todas as etapas para a modelagem da solução, apresentando suas principais funcionalidades. 

Resultados: o projeto incluiu etapas sequenciais que trataram da aquisição, do tratamento, da automação e da manutenção dos dados e de sua integração no aplicativo. Todas essas etapas envolveram técnicas diretas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação (BCI), em interseção com a computação: fontes, representação, organização, tratamento, banco de dados (armazenamento e recuperação), arquitetura e prototipação. 

Conclusões: conclui-se que integrar dados e informações em soluções para a sociedade é uma demanda contemporânea para o profissional da informação, sendo a competência em dados essencial para interconectar conteúdos da BCI, fomentando soluções inovadoras e novas frentes de atuação para esses profissionais.

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Biografia do Autor

Sabrina Francielle Marques de Souza Guedes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Mestranda em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez estágio de Biblioteconomia na biblioteca do Campus I - Nova Suíça do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2022-2023) e na Biblioteca Deputado Camilo Prates da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (2023-2025). Possui interesse de pesquisa nas áreas de Biblioteconomia Social; atuação da profissão bibliotecária em diferentes contextos informacionais; formação de leitores com enfoque em bibliotecas públicas e escolares; Competência em Informação (CoInfo); ações culturais em bibliotecas.

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Professora Adjunta na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Área: Organização, Tratamento da Informação e Tecnologia. Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) ECI/UFMG. Bolsista de Produtividade do CNPq. Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pelo PPGGOC ECI UFMG, Mestre e Bacharel em Sistemas de Informação.      




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Publicado

31-10-2025

Como Citar

GUEDES, S. F. M. de S.; NASCIMENTO SILVA, P. Competência em dados para o profissional da informação: proposta de aplicativo para prevenção e gestão de desastres ambientais em Belo Horizonte. Revista ACB, Florianópolis, v. 30, n. 1, p. 1–28, 2025. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/2216. Acesso em: 10 nov. 2025.

Edição

Seção

Relato de experiência