Todo dia é dia das leitoras de Barbara. O discurso formativo/explicativo na revista Barbara <i>p. 133- 148

Autores

  • Yolanda Flores e Silva UFSC

Palavras-chave:

Discurso formativo, Discurso explicativo, Mulher, Velhice, Maturidade, Leitor - modelo

Resumo

O texto que apresentamos é o relato de um dos tópicos desenvolvidos para nossa pesquisa de doutoramento, sobre o discurso formativo/explicativo, acerca das temáticas velhice/maturidade discutidas na revista feminina Bárbara. Interessou-nos analisar as estratégias discursivas utilizadas para a produção deste quadro formativo/explicativo que apresenta soluções para o envelhecimento bem sucedido. Para tanto, usamos a análise do discurso através do modelo teórico de Umberto Eco (1986), onde textos desta natureza são vistos como incompletos, havendo necessidade de uma cooperação explícita do leitor que é chamado de Leitor-Modelo, pelo autor de "Lector inFabula".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yolanda Flores e Silva, UFSC

Doutoranda em Filosofia da Saúde - PEN - UFSC

Downloads

Publicado

20-08-2005

Como Citar

Silva, Y. F. e. (2005). Todo dia é dia das leitoras de Barbara. O discurso formativo/explicativo na revista Barbara <i>p. 133- 148. Revista ACB, 3(3), 133–148. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/334

Edição

Seção

Relato de experiência