Todo dia é dia das leitoras de Barbara. O discurso formativo/explicativo na revista Barbara p. 133- 148
Resumo
O texto que apresentamos é o relato de um dos tópicos desenvolvidos para nossa pesquisa de doutoramento, sobre o discurso formativo/explicativo, acerca das temáticas velhice/maturidade discutidas na revista feminina Bárbara. Interessou-nos analisar as estratégias discursivas utilizadas para a produção deste quadro formativo/explicativo que apresenta soluções para o envelhecimento bem sucedido. Para tanto, usamos a análise do discurso através do modelo teórico de Umberto Eco (1986), onde textos desta natureza são vistos como incompletos, havendo necessidade de uma cooperação explícita do leitor que é chamado de Leitor-Modelo, pelo autor de "Lector inFabula".
Palavras-chave
Discurso formativo; Discurso explicativo; Mulher; Velhice; Maturidade; Leitor - modelo
Texto completo:
PDFMétricas do artigo
Carregando Métricas ...
Metrics powered by PLOS ALM
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.