Todo dia é dia das leitoras de Barbara. O discurso formativo/explicativo na revista Barbara <i>p. 133- 148

Authors

  • Yolanda Flores e Silva UFSC

Keywords:

Discurso formativo, Discurso explicativo, Mulher, Velhice, Maturidade, Leitor - modelo

Abstract

O texto que apresentamos é o relato de um dos tópicos desenvolvidos para nossa pesquisa de doutoramento, sobre o discurso formativo/explicativo, acerca das temáticas velhice/maturidade discutidas na revista feminina Bárbara. Interessou-nos analisar as estratégias discursivas utilizadas para a produção deste quadro formativo/explicativo que apresenta soluções para o envelhecimento bem sucedido. Para tanto, usamos a análise do discurso através do modelo teórico de Umberto Eco (1986), onde textos desta natureza são vistos como incompletos, havendo necessidade de uma cooperação explícita do leitor que é chamado de Leitor-Modelo, pelo autor de "Lector inFabula".

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Yolanda Flores e Silva, UFSC

Doutoranda em Filosofia da Saúde - PEN - UFSC

Published

2005-08-20

How to Cite

SILVA, Y. F. e. Todo dia é dia das leitoras de Barbara. O discurso formativo/explicativo na revista Barbara <i>p. 133- 148. Revista ACB, Florianópolis, v. 3, n. 3, p. 133–148, 2005. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/334. Acesso em: 5 feb. 2025.

Issue

Section

Relato de experiência