O dizer dos documentos oficiais: a normatização como efeito de sentidos sobre a biblioteca escolar

The discourse of official documents: the standardization as sense effects about school library p.323-346

Ludmila Ferrarezi, Lucília Maria Sousa Romão

Resumo


Resumo:Aborda a biblioteca escolar através de uma perspectiva multidisciplinar que envolve as áreas de Ciência da Informação, Análise do Discurso francesa e Educação. Analisa discursivamente, em quatro documentos oficiais sobre a biblioteca escolar, os diferentes sentidos delineados para esta unidade de informação, seus objetivos e formas de constituição no imaginário social. Aponta questões inerentes às relações de poder circulantes no contexto educacional, ao profissional da informação, assim como à legitimação política da biblioteca escolar.


Abstract: It deals with the school library through a multidisciplinary perspective which includes the Information Science, french Discourse Analysis and Education. It analyzes, in four official documents about school library, the different senses on this information institution, its objectives and its ways of constitution in the social imaginary. Show questions about power relations of educational context, the information professional and political recognition of school library.


Palavras-chave


Biblioteca escolar; Discurso; School library; Discourse; Sense

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Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

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