O dizer dos documentos oficiais: a normatização como efeito de sentidos sobre a biblioteca escolar <p><i>The discourse of official documents: the standardization as sense effects about school library p.323-346

Autores/as

  • Ludmila Ferrarezi Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de
  • Lucília Maria Sousa Romão Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de

Palabras clave:

Biblioteca escolar, Discurso, School library, Discourse, Sense

Resumen

Resumo:Aborda a biblioteca escolar através de uma perspectiva multidisciplinar que envolve as áreas de Ciência da Informação, Análise do Discurso francesa e Educação. Analisa discursivamente, em quatro documentos oficiais sobre a biblioteca escolar, os diferentes sentidos delineados para esta unidade de informação, seus objetivos e formas de constituição no imaginário social. Aponta questões inerentes às relações de poder circulantes no contexto educacional, ao profissional da informação, assim como à legitimação política da biblioteca escolar.

Abstract: It deals with the school library through a multidisciplinary perspective which includes the Information Science, french Discourse Analysis and Education. It analyzes, in four official documents about school library, the different senses on this information institution, its objectives and its ways of constitution in the social imaginary. Show questions about power relations of educational context, the information professional and political recognition of school library.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ludmila Ferrarezi, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de

Bacharel em Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Mestranda em Psicologia pela mesma instituição. Atua nas áreas de Ciência da Informação e Análise do Discurso.

Lucília Maria Sousa Romão, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de

Docente da Graduação em Ciências da Informação, da Documentação e da Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP/USP e da Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. Atua nas áreas de Teoria e Análise Lingüísticas; Análise do Discurso.

Publicado

2008-11-27

Cómo citar

Ferrarezi, L., & Sousa Romão, L. M. (2008). O dizer dos documentos oficiais: a normatização como efeito de sentidos sobre a biblioteca escolar <p><i>The discourse of official documents: the standardization as sense effects about school library p.323-346. Revista ACB, 13(2), 323–346. Recuperado a partir de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/536