Formação e desenvolvimento de coleções: proposta para biblioteca escolar de acordo com a pedagogia Waldorf<p><i>Training and development of collections: proposal for school library in accordance with the waldorf pedagogy

Autores

  • Lúcia da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosane Fioravante Penitenciária de Florianópolis
  • Elizete Vieira Vitorino Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Desenvolvimento de coleções, Biblioteca escolar, Pedagogia Waldorf.

Resumo

Apresenta o relato de experiência realizado no ano de 2008 com propósito de conhecer o acervo da Biblioteca da Escola Waldorf Anabá de Florianópolis-SC. Trata do tema desenvolvimento de coleções sob o prisma da Biblioteca Escolar e insere a pedagogia Waldorf neste contexto. Descreve as políticas e culturas desta instituição, principalmente com relação ao ensino-aprendizagem. Caracteriza a situação do acervo por meio de visita in loco bem como entrevista semi-estruturada. Apresenta sugestões de incorporação de novos títulos ao acervo. Identifica o bibliotecário como um diferencial na gestão da Biblioteca Escolar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista da Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis – UFSC Acadêmica do Curso de Biblioteconomia - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Rosane Fioravante, Penitenciária de Florianópolis

Funcionária da Biblioteca da Penitenciária de Florianópolis - SC Acadêmica do Curso de Biblioteconomia - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina

Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade (GRITES) Pesquisadora do CNPq Professora Doutora do Departamento de Ciência da Informação (CIN) – UFSC

Downloads

Publicado

12-03-2009

Como Citar

Silveira, L. da, Fioravante, R., & Vitorino, E. V. (2009). Formação e desenvolvimento de coleções: proposta para biblioteca escolar de acordo com a pedagogia Waldorf<p><i>Training and development of collections: proposal for school library in accordance with the waldorf pedagogy. Revista ACB, 14(1), 86–103. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/663