Formação e desenvolvimento de coleções: proposta para biblioteca escolar de acordo com a pedagogia Waldorf<p><i>Training and development of collections: proposal for school library in accordance with the waldorf pedagogy

Autores/as

  • Lúcia da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosane Fioravante Penitenciária de Florianópolis
  • Elizete Vieira Vitorino Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Desenvolvimento de coleções, Biblioteca escolar, Pedagogia Waldorf.

Resumen

Apresenta o relato de experiência realizado no ano de 2008 com propósito de conhecer o acervo da Biblioteca da Escola Waldorf Anabá de Florianópolis-SC. Trata do tema desenvolvimento de coleções sob o prisma da Biblioteca Escolar e insere a pedagogia Waldorf neste contexto. Descreve as políticas e culturas desta instituição, principalmente com relação ao ensino-aprendizagem. Caracteriza a situação do acervo por meio de visita in loco bem como entrevista semi-estruturada. Apresenta sugestões de incorporação de novos títulos ao acervo. Identifica o bibliotecário como um diferencial na gestão da Biblioteca Escolar

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lúcia da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista da Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis – UFSC Acadêmica do Curso de Biblioteconomia - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Rosane Fioravante, Penitenciária de Florianópolis

Funcionária da Biblioteca da Penitenciária de Florianópolis - SC Acadêmica do Curso de Biblioteconomia - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina

Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade (GRITES) Pesquisadora do CNPq Professora Doutora do Departamento de Ciência da Informação (CIN) – UFSC

Publicado

2009-03-12

Cómo citar

Silveira, L. da, Fioravante, R., & Vitorino, E. V. (2009). Formação e desenvolvimento de coleções: proposta para biblioteca escolar de acordo com a pedagogia Waldorf<p><i>Training and development of collections: proposal for school library in accordance with the waldorf pedagogy. Revista ACB, 14(1), 86–103. Recuperado a partir de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/663