Biblioteca escolar: instrumento para a formação de leitores críticos <p> School library: tool for the formation of critical readers

Autores

  • Aureliana Lopes de Lacerda Tavares UFPE
  • Tiago José Silva UFPE
  • Erinaldo Dias Valério UFPE

Palavras-chave:

Biblioteconomia. Ciência da informação. Biblioteca escolar. Leitura. Bibliotecário. Formação de leitor. Didática

Resumo

Apresenta a importância da biblioteca escolar como verdadeiro instrumento na prática pedagógica do professor. Objetiva verificar, as condições de funcionamento de uma biblioteca escolar localizada num bairro periférico de Recife-PE. Para tanto, a metodologia utilizada constituiu-se em um estudo de caso, com delineamento quali-quantitativo, buscando conhecer a realidade da instituição pesquisada.Por meio da pesquisa, percebeu-se a função de cada sujeito social na construção desse ambiente educacional, concluindo que cabe à Gestão Pública implementar políticas públicas de caráter permanente, aos professores se reciclarem e buscarem a construção de uma nova didática em sua prática pedagógica e à sociedade em geral na contribuição de movimentos em prol de educação de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aureliana Lopes de Lacerda Tavares, UFPE

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco – PPGCI/UFPE. Bacharel em Biblioteconomia pelaUniversidade Federal de Santa Catarina– UFSC.

Tiago José Silva, UFPE

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco – PPGCI/UFPE. Especialização em Linguística do texto e do Discurso e Licenciatura em Letras – FUNESO.

Erinaldo Dias Valério, UFPE

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco – PPGCI/UFPE. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará – UFC/Cariri.

Downloads

Publicado

02-10-2012

Como Citar

Tavares, A. L. de L., Silva, T. J., & Valério, E. D. (2012). Biblioteca escolar: instrumento para a formação de leitores críticos <p> School library: tool for the formation of critical readers. Revista ACB, 18(1), 639–657. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/875

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina