Biblioteca escolar: instrumento para a formação de leitores críticos <p> School library: tool for the formation of critical readers

Autores/as

  • Aureliana Lopes de Lacerda Tavares UFPE
  • Tiago José Silva UFPE
  • Erinaldo Dias Valério UFPE

Palabras clave:

Biblioteconomia. Ciência da informação. Biblioteca escolar. Leitura. Bibliotecário. Formação de leitor. Didática

Resumen

Apresenta a importância da biblioteca escolar como verdadeiro instrumento na prática pedagógica do professor. Objetiva verificar, as condições de funcionamento de uma biblioteca escolar localizada num bairro periférico de Recife-PE. Para tanto, a metodologia utilizada constituiu-se em um estudo de caso, com delineamento quali-quantitativo, buscando conhecer a realidade da instituição pesquisada.Por meio da pesquisa, percebeu-se a função de cada sujeito social na construção desse ambiente educacional, concluindo que cabe à Gestão Pública implementar políticas públicas de caráter permanente, aos professores se reciclarem e buscarem a construção de uma nova didática em sua prática pedagógica e à sociedade em geral na contribuição de movimentos em prol de educação de qualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aureliana Lopes de Lacerda Tavares, UFPE

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco – PPGCI/UFPE. Bacharel em Biblioteconomia pelaUniversidade Federal de Santa Catarina– UFSC.

Tiago José Silva, UFPE

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco – PPGCI/UFPE. Especialização em Linguística do texto e do Discurso e Licenciatura em Letras – FUNESO.

Erinaldo Dias Valério, UFPE

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco – PPGCI/UFPE. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará – UFC/Cariri.

Publicado

2012-10-02

Cómo citar

Tavares, A. L. de L., Silva, T. J., & Valério, E. D. (2012). Biblioteca escolar: instrumento para a formação de leitores críticos <p> School library: tool for the formation of critical readers. Revista ACB, 18(1), 639–657. Recuperado a partir de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/875

Número

Sección

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina