Brinquedotecas e ludotecas: ambientes para a mediação da leitura no Paraná

Authors

  • Aline Cristina Chanan Costa Universidade Estadual de Londrina
  • João Arlindo Santos Neto Universidade Estadual Paulista, Universidade Estadual de Londrina

Keywords:

Brinquedoteca. Ludoteca. Mediação da leitura. Mediador da leitura. Paraná.

Abstract

Discorre sobre a mediação da leitura nas brinquedotecas e ludotecas. Reflete sobre a importância e contribuições que a leitura exerce nas crianças. Aborda o papel do mediador da leitura como incentivador do ato de ler e como a mediação da leitura pode ocorrer em diferentes espaços. Verifica se e como ocorre a mediação da leitura nas brinquedotecas e ludotecas do Paraná. É uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, de natureza aplicada com abordagem qualitativa, valendo-se de revisão bibliográfica. Discute como a leitura pode ser trabalhada nos espaços lúdicos. Os resultados apontam uma diversidade de atividades promotoras da leitura no ambiente lúdico. Conclui que trabalhar a leitura nas brinquedotecas e ludotecas favorece a aprendizagem da leitura e estimula as crianças se envolverem com essa ação.

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Author Biographies

Aline Cristina Chanan Costa, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialização em andamento em Gestão em Biblioteca Escolar. E-mail: costachanan@gmail.com

João Arlindo Santos Neto, Universidade Estadual Paulista, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Published

2016-09-02

How to Cite

Costa, A. C. C., & Santos Neto, J. A. (2016). Brinquedotecas e ludotecas: ambientes para a mediação da leitura no Paraná. Revista ACB, 21(2), 359–380. Retrieved from https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1160