Acessibilidade em biblioteca escolar na perspectiva das políticas públicas e diretrizes institucionais do IFRO

Authors

Keywords:

Bibliotecas escolares. Educação inclusiva. Acessibilidade. IFRO.

Abstract

Resumo: Aborda a acessibilidade nas bibliotecas como meio de incluir as pessoas com deficiência no ensino regular e técnico. O objetivo da pesquisa foi identificar se as políticas e diretrizes do IFRO contemplam a acessibilidade. Foi realizada uma pesquisa documental na legislação e políticas públicas relativas ao tema, bem como nas diretrizes da instituição. É possível considerar que embora a instituição se proponha a oferecer educação inclusiva, existe a necessidade premente de reformular diretrizes incluindo orientações para a efetivação da acessibilidade especialmente dos documentos reguladores das bibliotecas, que são indispensáveis no processo educativo e diretamente vinculadas ao bom desempenho dos alunos.

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Author Biographies

Cleuza Diogo Antunes, Universidade Federal de Rondônia - Discente

Mestranda em Educação Escolar (PMEPE/UNIR). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Bacharel em Biblioteconomia pela UFRGS. Bibliotecária Coordenadora do IFRO/Campus Ji-Paraná.

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia - Docente

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia.

Published

2017-12-29

How to Cite

ANTUNES, C. D.; PIMENTA, J. S. Acessibilidade em biblioteca escolar na perspectiva das políticas públicas e diretrizes institucionais do IFRO. Revista ACB, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 564–580, 2017. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1296. Acesso em: 4 feb. 2025.