Bibliotecas escolares no interior do Estado de São Paulo: evidências sobre a carência de recursos
Keywords:
Rede de Bibliotecas. Biblioteca Escolar. Políticas Públicas.Abstract
Quando trazemos considerações sobre a existência de bibliotecas no território brasileiro, por vezes, se não frequentemente, nos deparamos com reflexões que se movem no campo da responsabilidade do Estado para com as iniciativas de políticas públicas contínuas nos campos da Educação e Cultura do País. Nesse sentido, a cidade de Ribeirão Preto, pertencente a uma das regiões mais ricas do Estado de São Paulo e que apresenta elevado padrão de vida e bons indicadores sociais, por não apresentar um coeso e interligado sistema de bibliotecas escolares, dado a magnitude desse município no interior do Estado de São Paulo, tornou-se a ambiência do objeto de estudo – bibliotecas escolares do sistema municipal de ensino de Ribeirão Preto – dessa investigação. À vista disso, objetivou-se analisar a possibilidade de uma rede de bibliotecas escolares ao sistema municipal de ensino de Ribeirão Preto. Para tanto, como metodologia, foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualiquantitativa, com coleta de dados realizada a partir de técnica de observação simples durante visita técnica a quatro escolas do sistema municipal de ensino de Ribeirão Preto de diferentes regiões administrativas, assim como houve a aplicação de questionário aos responsáveis das quatro bibliotecas escolares visitadas. Concluiu-se que as bibliotecas pesquisadas se encontram fora dos padrões estipulados pela política da International Association of School Librarianship, caso se anseie por bibliotecas escolares conectadas por meio de uma rede no sistema municipal de ensino de Ribeirão Preto. Abriu-se margem, assim, à discussão ao desenvolvimento de políticas municipais em favor de tornar as bibliotecas escolares das escolas do sistema municipal de ensino da cidade unidades de informação legitimadas e potencializadoras de formação de alcance global e de uso profícuo que objetive o desenvolvimento de novas competências e habilidades nos alunos.
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