Projetos de leitura e escrita: parcerias, (in)formação e encantamento

Authors

Keywords:

Escola pública. Parcerias profissionais. Projetos de leitura e escrita.

Abstract

Apresenta um relato de experiência sobre projetos de leitura e escrita realizados na Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito, com turmas dos 2º e 3º anos. Ambos envolveram a parceria das professoras regentes das turmas, da bibliotecária e do auxiliar de biblioteca, e contaram com a participação da direção da escola, das professoras auxiliares de ensino, de colaboradores externos e dos estudantes africanos da escola. O objetivo geral destes projetos foi promover a leitura e a escrita, resultando em um livro de autoria de cada uma das crianças. Arroladas as funções da sala de aula e do professor, da biblioteca escolar e do bibliotecário, enfatiza diversas ações desenvolvidas nos projetos em conjunto, cujos livros foram disponibilizados na plataforma Estante Mágica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Cláudia Lückmann da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis/Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito

Mestra em Gestão de Unidades de Informação, do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina em 2017. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1996, com Especialização em Estratégias e Qualidade em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado Santa Catarina em 2000. Atua como bibliotecária desde 1999 na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Florianópolis, exercendo suas atividades primeiramente na Biblioteca da Escola Básica Municipal Henrique Veras até 2004. Após, assumiu a Coordenação da Rede de Bibliotecas Escolares e Comunitárias desta Secretaria até início de 2009. Depois atuou na Biblioteca Central, até novembro de 2013, onde paralelamente atuava no Projeto de Informatização das Bibliotecas das Escolas da Rede de Ensino. Em dezembro de 2013, assumiu a Biblioteca Paulo Freire, da Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito, onde encontra-se atualmente.

Camila Porciuncula Santos, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis/Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC em 2000, com Especialização em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança de 0 a 6 anos, em 2000. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização. Professora dos anos iniciais da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Educação desde 2001 e atua na Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito. Suas áreas de interesse são: alfabetização, letramento, leitura, escrita e métodos.

Fernanda Ramos do Nascimento Furtado, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis/Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito

Graduada em Pedagogia, com Habilitação em Anos Iniciais e Supervisão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC em 2004. Possui pós-graduação em Educação: Anos Iniciais e Educação Infantil pela UNIASSELVI em 2015. Atuou como supervisora educacional no SESI de Santa Catarina. Trabalhou como coordenadora de projetos para inserção de jovens no mercado de trabalho e como educadora popular de jovens no Projeto Aroeira, no Instituto Padre Vilson Groh. Atuou como educadora popular de crianças no Projeto: Entrelaços do Saber na UDESC. Ingressou na Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Educação como professora efetiva de anos inicias e atualmente trabalha na Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito. Suas áreas de interesse são: alfabetização, letramento, leitura e escrita.

Published

2019-08-20

How to Cite

Silva, F. C. L. da, Santos, C. P., & Furtado, F. R. do N. (2019). Projetos de leitura e escrita: parcerias, (in)formação e encantamento. Revista ACB, 24(2), 468–482. Retrieved from https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1604

Issue

Section

Relato de experiência