As contribuições pedagógicas do bibliotecário escolar na promoção de letramento informacional em tempos de desinformação
Abstract
O presente trabalho buscou identificar o letramento informacional como prática pedagógica do bibliotecário escolar, que desempenha atividades educativas em uma instituição particular de ensino básico localizada no município de Belém (PA). Ademais, discorre a respeito das ideias de autores e outros documentos consultados que contribuem para descrever e explicar o papel educativo do bibliotecário e das bibliotecas escolares na sociedade, ao apresentar esse profissional da informação como mediador do letramento informacional. A pesquisa se configura em uma pesquisa-ação, de caráter descritivo e explicativo, com uma abordagem qualitativa e quantitativa e de viés bibliográfico e documental. O trabalho se consolidou na realização de atividade em forma de oficina, ocorrida no dia 16 de março de 2023, voltada para as turmas do 1º e 2º anos do ensino médio, com a aplicação de questionários contendo sete perguntas fechadas sobre as seguintes temáticas: informação, fontes de referências, pesquisas escolares e fake news. A coleta dos dados aconteceu por meio das respostas dos discentes aos questionários preenchidos, expressos em forma de gráficos, a partir dos quais foi possível fazer uma discussão acerca da percepção desses estudantes com base em três perguntas selecionadas sobre a temática trabalhada. Nas considerações, são apresentadas as atividades que o bibliotecário escolar vem realizando, com destaque para o importante trabalho no que concerne ao letramento informacional, despertando o interesse dos discentes, inserindo-os desde cedo no mundo da informação e da pesquisa, de modo a lhes proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências informacionais letradas como recursos de combate às fake news e à desinformação.
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