A Biblioterapia como disciplina nos cursos de graduação em Biblioteconomia do Brasil

uma possibilidade

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Abstract

A Biblioterapia se propõe a colocar em movimento a interação entre as pessoas e as relações entre elas por meio da leitura de textos literários. É uma atividade que pode ser praticada por bibliotecários e pode ser inserida em seu rol de atuação tanto nas bibliotecas quanto fora delas. Este trabalho objetiva compreender a importância de incluir a disciplina de Biblioterapia nos cursos de graduação em Biblioteconomia em Instituições de Ensino Superior do Brasil. É uma pesquisa aplicada; quali-quantitativa; descritiva e exploratória; bibliográfica e documental. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o questionário e a entrevista. Como resultado salientamos a pouca visibilidade da Biblioterapia como disciplina nos cursos de graduação em Biblioteconomia. A maioria dos coordenadores de cursos e dos entrevistados partilham da mesma opinião: a disciplina de Biblioterapia é importante para a formação do bibliotecário e para a sociedade em geral.

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Author Biographies

Leila Rosangela Grieger

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc.

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3917575474676713 

ORCID https://orcid.org/0000-0003-1850-3549

Daniella Camara Pizarro, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC

Doutora e Mestre em Ciência da Informação. Graduada em Biblioteconomia. Professora adjunta da graduação em Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC

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Published

2023-12-07

How to Cite

Grieger, L. R., & Pizarro, D. C. (2023). A Biblioterapia como disciplina nos cursos de graduação em Biblioteconomia do Brasil: uma possibilidade. Revista ACB, 28(4). Retrieved from https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/2102