Organização de biblioteca em escola pública: o caso da Escola de Educação Básica Dom Jaime de Barros Câmara <p><i>Organization at a public school library school: the Dom Jaime de Barros Câmara Basic School case p. 155-165</i>
Keywords:
Biblioteca escolar - organização, Biblioteca escolar - otimização, Biblioteca escolar - funçõesAbstract
Relata o mutirão realizado na biblioteca por meio da disciplina Bibliotecas Escolares como originador do projeto de extensão Organização da biblioteca da E.E.B. Dom Jaime de Barros Câmara. Destaca como objetivos do projeto o organizar e o otimizar a biblioteca em questão para que a mesma desempenhe cabalmente as funções educativas, culturais e técnicas. Atuaram no projeto uma professora e uma acadêmica do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina. Ativou-se a biblioteca existente, realizou-se o tratamento técnico do acervo, despertou-se o gosto pela leitura, estimulou-se a pesquisa, orientou-se as consultas bibliográficas, buscou-se parceria com os professores da Escola. Concluiu-se que o projeto logrou êxito em conscientizar a Direção da Escola da necessidade de contratação de um profissional bibliotecário para a efetiva realização das atividades da biblioteca escolar.Abstract: This work pointed out the reunion realized at the library in through of Library Schools class as the creator extendaction project Organization of The Dom Jaime de Barros Câmara Basic School Library. Emphasized the organize and the upswing the library in studie, being it more educative, cultural and technical. Acted in this project one teacher and one Library student of Santa Catarina Federal University. Made active the library; achieved a tecnic treatment of the heap, awaked up student’s reading pleasure and stimulated them for research; the students was oriented to bibliographical consultation, partnership with tehe teachers of the School was made too. The conclusion of this project showed excellent results about being aware School Pricipals of a hire librarian professional need to a real realization of library school activities.
Keywords: Library school – organization; Library school – upswing; Library school- functions
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings. A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina está indexada:
Portal Brasileiro de Repositórios e Periódicos de Acesso Livre http://www.ibict.br/oasis.br/
Diálogo Científico - Ciência da Informação - http://dici.ibict.br/
DOAJ - Directory Open Access Journal - http://www.doaj.org
DIALNET - http://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?tipo_busqueda=CODIGO&clave_revista=12120
LATINDEX - http://www.latindex.org
OAISTER - http://www.oaister.org
PKP system - http://pkp.sfu.ca/harvester/
Holmes - Descobrindo a Ciência da Informação por você - Feudo.org http://www.holmes.feudo.org/index.php
A Revista ACB consta no Portal de Periódicos CAPES - Qualis B Nacional - avaliação de 2004a 2006 - http://www.periodicos.capes.gov.br/
A Revista ACB consta no Portal de Acesso à Informação Científica (Periódicos Acesso Livre - CAPES) - Texto Completo - http://acessolivre.capes.gov.br/acessoLivreTextoCompleto.jsp
e na Biblioteca de Periódicos Eletrônicos disponibilizado pela Biblioteca Universitária de Regensburg (Alemanha) - Die Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universitätsbibliothek Regensburg http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/ .
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.