O ensino de representação temática da informação a distância: a experiência da universidade de Caxias do Sul – UCS <p> The thematic representation of education information distance: the experience of South University Caxias

Autores/as

  • João Paulo Borges da Silveira Universidade de Caxias do Sul - UCS e Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Resumen

O ensino de Biblioteconomia inicia no Brasil em 1915, com a primeira turma da Biblioteca Nacional com disciplinas de cunho humanístico. A partir dai surgiram outros cursos, como o do Instituto Mackenzie em 1929, seguindo a corrente norte-americana de cunho técnico e que já implantava em seu currículo disciplina de classificação bibliográfica. Os cursos de Biblioteconomia no país possuem currículo mínimo estipulado desde 1962. Desde então o ensino de Representação Temática da Informação e mais especificamente o ensino da Classificação Decimal de Dewey – CDD é conteúdo essencial e obrigatório para a formação de bacharéis em Biblioteconomia. Até 2013, todos os cursos de Biblioteconomia no Brasil eram na modalidade de ensino presencial, sendo a Universidade de Caxias do Sul – UCS a instituição a implantar o primeiro curso na modalidade a distância. O presente trabalho visa relatar a experiência da segunda oportunidade que a disciplina de Representação Temática I foi oferecida na educação a distância no país pela UCS, modalidade nova na Biblioteconomia brasileira e que tem ganhado novos alunos a cada ingresso, principalmente de estudantes que não conseguiam realizar o curso de forma presencial devido a distância dos grandes centros, onde os cursos em sua maioria são ofertados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Paulo Borges da Silveira, Universidade de Caxias do Sul - UCS e Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade de Caxias do Sul - UCS e Bibliotecário da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural - UFPel; Especialista em Gestão em Arquivos - UFSM; Especialista em Educação - CBM; Bacharel em Biblioteconomia - FURG.

Publicado

2015-12-26

Cómo citar

Silveira, J. P. B. da. (2015). O ensino de representação temática da informação a distância: a experiência da universidade de Caxias do Sul – UCS <p> The thematic representation of education information distance: the experience of South University Caxias. Revista ACB, 20(3), 500–514. Recuperado a partir de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1111

Número

Sección

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina