Webometria e a análise de redes sociais

Autores/as

Palabras clave:

Metrias, Webometria, Análise de redes sociais, Visibilidade, Comunicação científica

Resumen

O presente artigo aborda a relação existente entre a webometria e a análise de redes sociais (ARS). Utiliza como metodologia um estudo bibliográfico através de materiais informacionais. Objetiva identificar como a webometria pode utilizar a ARS para mensurar o nível de relações existente entre os sites, buscando compreender como se dá essas relações e posições de cada site institucional dentro de uma rede social. Justifica a relevância deste estudo em compreender como se dá a comunicação cientifica entre sites institucionais. Assevera que é possível utilizar a ARS como indicador webométrico para mensurar as relações existentes entre os sites de determinadas instituições, de modo a compreender como eles se destacam no âmbito web.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ilaydiany Oliveira Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Doutoranda em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT. Mestra em Engenharia de Produção pela UFRN, na área de métodos e modelos de pesquisa operacional (2011) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Participa do Grupo de Pesquisa em Estudos Métricos da Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação (EMICT&I) do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

2016-09-02

Cómo citar

Silva, I. O. (2016). Webometria e a análise de redes sociais. Revista ACB, 21(2), 294–308. Recuperado a partir de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1137