O uso de mídias sociais por revistas científicas da área da Ciência da Informação para ações de marketing digital

Autores/as

  • Luciana Ferreira da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade Universidade Federal de Alagoas
  • Alan Curcino Pedreira da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Cleide Patrício de Souza

Palabras clave:

Marketing Digital. Mídias sociais. Revistas científicas. Ciência da Informação.

Resumen

A pesquisa tem como objetivo analisar o uso de mídias sociais por revistas científicas eletrônicas brasileiras da área da Ciência da Informação. Para tanto, a pesquisa é de natureza bibliográfica, exploratória e descritiva, ancorada em abordagem metodológica qualitativa e quantitativa. O universo da pesquisa é composto pelas revistas classificadas no Qualis na área de Ciências Sociais Aplicadas I, o qual contabilizou 39 revistas. A amostra é composta por seis revistas, delimitadas pelas que utilizam algum tipo de mídia social para ações de marketing digital (Facebook, Twitter, MySpace, LinkedIn, YouTube, Blogs). Como resultados, evidencia que o número de revistas que utilizam as mídias sociais é ínfimo se comparado à quantidade de revistas existentes na área da Ciência da Informação. As mídias sociais mais utilizadas pelas seis revistas identificadas são: o Facebook e o Twitter os quais figuram entre as mídias sociais mais representativas do Brasil. Conclui que as revistas devem utilizar as mídias como aliadas para a divulgação do seu produto informação, para reter e atrair leitores, autores e avaliadores, o que consequentemente, amplia a rede de relacionamento. As revistas devem estar conectadas constantemente, mantendo seus posts atualizados nas mídias sociais, procendendo, ainda, dentre outras questões, a promoção de sua homepage oficial.

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Biografía del autor/a

Luciana Ferreira da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutoranda em História e Filosofia da Ciência especialidade Museologia pela Universidade de Évora (UE), Portugal. Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. E-mail: lucianna.costa@yahoo.com.br

Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutoranda em Ciência da Informação pela UFPB. Professora da Universidade Federal de Alagoas. E-mail: roberiabiblio@gmail.com

Alan Curcino Pedreira da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: alancurcino@hotmail.com

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialização em Documentação Científica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialização em Organização de Arquivos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Paraíba. E-mail: emeide@hotmail.com

Ana Cleide Patrício de Souza

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialização em andamento em Museografia e Patrimônio Cultural pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (CEUCLAR). E-mail: ana2004cleide@hotmail.com

Publicado

2016-09-02

Cómo citar

Costa, L. F. da, Andrade, R. de L. de V., Silva, A. C. P. da, Duarte, E. N., & Souza, A. C. P. de. (2016). O uso de mídias sociais por revistas científicas da área da Ciência da Informação para ações de marketing digital. Revista ACB, 21(2), 338–358. Recuperado a partir de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1159

Número

Sección

Relato de pesquisa