Os programas de competência informacional voltados para a educação básica na América do Sul <p>
Resumen
O trabalho tem o intuito de revisitar programas de desenvolvimento da competência informacional, dirigidos ao ensino básico, no contexto da América do Sul. Para tanto, a pesquisa utilizou-se de fontes primárias de informação, de caráter científico, disseminadas via fontes eletrônicas de informação, acessíveis gratuitamente pelos recursos de recuperação de informação disponíveis na Web. Considerando a temática significativa, objeto de estudo em desenvolvimento no Brasil, estabeleceu-se, como objetivo, verificar, no cenário sul-americano, a condição do desenvolvimento e aplicação de programas específicos ao desenvolvimento da competência informacional, como parâmetro a possíveis ações brasileiras. Parte-se do pressuposto de que a competência informacional, sobretudo no que diz respeito à sua aplicação no ensino básico, torna-se instrumento determinante ao processo educativo, bem como à geração da autonomia no aprender a aprender ao longo da vida, condição considerada, pelos teóricos da competência informacional, básica ao alcance pleno de cidadania. Questiona-se, então, se os programas de desenvolvimento de competência informacional têm sido desenvolvidos e aplicados no cenário sul-americano, sob quais condições, perspectivas e expectativas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, documental, de caráter descritivo, sob a perspectiva qualitativa. Utilizaram-se fontes primárias, científicas de informação, socializadas por meio de canais formais eletrônicos de informação, através dos quais se coletaram os dados. O caráter inovador da pesquisa situa-se na perspectiva de poder revisitar os programas de desenvolvimento de competência informacional na educação básica no cenário sul-americano, tendo-os como parâmetros de análise, aperfeiçoamento e novas proposições ao contexto brasileiro. À medida que a pesquisa avançava foi possível perceber que os programas de Competência Informacional voltados à educação básica, no contexto sul-americano, mostram-se insuficientes, pelo fato de que há muitas iniciativas voltadas ao ensino superior, ao passo que, para a educação básica, existem poucas iniciativas, algumas delas descaracterizadas como programas de Competência Informacional já que são estruturadas como programas de educação de usuários.
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