Normalização bibliográfica no âmbito da transferência da informação: de um fazer técnico a uma atuação humanista

Autores/as

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

Normalização, Padronização, Normalização Bibliográfica, Transferência da informação, Competências bibliotecárias.

Resumen

Apresenta uma discussão teórica acerca da importância e necessidade da prática da Normalização Bibliográfica no âmago da produção científica, destacando o papel da biblioteca e do bibliotecário nesse contexto. Expõe um breve histórico da Normalização e características da Normalização Bibliográfica. Apresenta a contribuição do bibliotecário na Normalização Bibliográfica em bibliotecas e em outros espaços e instâncias. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa bibliográfica, constataran-se os seguintes temas abordados pelos autores, quais sejam: historicidade da Normalização; Normalização como atividade técnica de padronização e uniformidade; Normalização Bibliográfica como uma atividade realizada em bibliotecas; Normalização Bibliográfica como uma atividade realizada em diferentes instâncias e contextos; Normalização Bibliográfica como uma atividade de organização e transferência da informação; e, por fim, Normalização Bibliográfica como uma atividade humanista. Em linhas gerais, constatou-se que a literatura tem atribuído pouco valor a essa temática, dado o número pequeno de trabalhos encontrados. Esses estudos demonstraram a dinamicidade e desenvolvimento da Normalização ao longo dos tempos, enfatizando que, no que se refere à Normalização Bibliográfica, essa atividade tem deixado o seu aspecto, tão somente, técnico e mecanicista para adentrar-se a um fazer mais humanista, em que o profissional precisa adotar novas competências a fim de gerenciar as diversas formas de transferência da informação, o que requer, uma maior aproximação com os sujeitos da informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Publicado

2017-04-11

Cómo citar

Santa Anna, J. (2017). Normalização bibliográfica no âmbito da transferência da informação: de um fazer técnico a uma atuação humanista. Revista ACB, 22(1), 61–76. Recuperado a partir de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1270