A educação patrimonial para o acesso à informação em arquivos e museus

Autores/as

  • Fernanda Frasson Martendal
  • Leonardo Hermes Lemos
  • Renata Ventura

Resumen

Reflete sobre de que maneira a educação patrimonial colabora para a promoção do acesso à informação em arquivos e museus. Considera que arquivos e museus são espaços não formais de educação que, por meio de ações educativas como a educação patrimonial, podem se sobressair como instituições de acesso à informação para pesquisas e o exercício da cidadania. Evidencia que as práticas de educação patrimonial estimulam o acesso às informações nos arquivos e museus, devido ao reconhecimento de que essas instituições são custodiadoras das informações culturais e sociais.

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Biografía del autor/a

Fernanda Frasson Martendal

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Arquivologia pela mesma universidade.

Leonardo Hermes Lemos

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Museologia pela mesma universidade.

Renata Ventura

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Arquivologia pela mesma universidade.

Publicado

2017-12-29

Cómo citar

MARTENDAL, F. F.; LEMOS, L. H.; VENTURA, R. A educação patrimonial para o acesso à informação em arquivos e museus. Revista ACB, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 498–513, 2017. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1349. Acesso em: 4 feb. 2025.