Associação de bibliotecários e a agenda 2030: a contribuição social das bibliotecas no Estado de Minas Gerais

Autores/as

Palabras clave:

Movimento associativo, Associação dos bibliotecários de Minas Gerais, Agenda 2030, Papel social das bibliotecas.

Resumen

Resumo: A construção de uma sociedade mais democrática e com melhores condições de vida constitui uma das principais estratégias que norteiam o desenvolvimento sustentável e está amparada pela política pública da Agenda 2030, considerando o desejo esperado para as primeiras décadas do século XXI. Por meio dessa política, profissionais e instituições de todos os contextos sociais são convocados a assumir essa causa, não eximindo dessa função, bibliotecas e bibliotecários. Essa luta se intensifica com a adesão do movimento associativo bibliotecário, que exerce um papel fundamental para despertar o potencial da classe para com o desenvolvimento sustentável. Objetivo: O presente texto aborda a temática da Agenda 2030 no âmbito das associações de bibliotecários, com destaque o Estado de Minas Gerais, cujo objetivo é relatar as ações realizadas pelo Projeto Agenda 2030, gerenciado pela Associação de Bibliotecários desse Estado. Metodologia: Com esse propósito, apresenta referencial teórico sobre a temática, expõe os propósitos e as atividades do citado projeto, e discorre sobre as contribuições alcançadas. Conclusões: Conclui que as associações de bibliotecários, no âmbito dos estados e municípios, exercem papel fundamental ao estimularem o envolvimento da classe bibliotecária com as causas sociais, de modo que o potencial bibliotecário possa ser melhor explorado em favor da sociedade.

 

Palavras-chave: Movimento associativo. Associação dos bibliotecários de Minas Gerais. Agenda 2030. Papel social das bibliotecas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8131480Z4

Maria Elizabeth de Oliveira Costa, UFMG

Bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG). Mestre e doutora em Gestão e Organização do Conhecimento. Presidenta da Associação de Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG)

Publicado

2020-12-14

Cómo citar

SANTA ANNA, J.; COSTA, M. E. de O. Associação de bibliotecários e a agenda 2030: a contribuição social das bibliotecas no Estado de Minas Gerais. Revista ACB, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 509–530, 2020. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1675. Acesso em: 28 sep. 2025.