Intercursos entre Biblioterapia, Letramento Literário e a Teoria da Estética da Recepção: pistas de um enlace para uma formação leitora diferenciada na escola

Autores/as

Palabras clave:

Biblioterapia. Letramento Literário. Estética da Recepção. Leitura Literária na Escola.

Resumen

O estudo se ocupa em expor uma experiência de leitura na escola sob as trilhas da biblioterapia. Nesse sentido, tem-se como objetivo apresentar a biblioterapia como um novo modo de ler na escola, entrecruzando para isso, a noção de letramento literário, amparado na trilha dos conceitos de horizonte de expectativas e efeito estético pertencentes a teoria da estética da recepção. Contudo, guia-se pela pesquisa bibliográfica, refletindo numa perspectiva analítica/interpretativa produções textuais elaboradas por escolares, a partir de vivências biblioterapêuticas no chão da sala de aula na prática pedagógica do proponente desta escrita. Para análise destes, tem-se como diretriz Bardin (2006), a partir da terceira fase da técnica de análise de conteúdo - inferência e interpretação. Ao fim, sai-se na defesa da biblioterapia como uma prática pertencente ao ambiente escolar e em conexão direta ao leitor que esta instituição se propõe a formar. Ressaltando ainda, o favorecimento com ela, da potencialização da capacidade dos educandos ao pensar, ao pensar afetivo, criativo, além dos ganhos curriculares e aspectos linguísticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Veras de Andrade, Secretaria Municipal de Educação de Teresina.


Professor das Séries Inicias da Educação Básica, da Secretaria Municipal de Educação de Teresina. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Biblioteconomia e Ciência da Informação (GEPEBIC), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Linha: Protagonismos e Mediação no Contexto dos Processos e Dispositivos Infoculturais. Revisor Ad hoc dos periódicos: Acta Tecnológica (2016-2017), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA); Temas em Educação (2017), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Somma (2019), do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (2019-2020), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tem experiência em produções acadêmicas na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, na área de Formação de Leitores, Leitura, Biblioteca Escolar e Biblioterapia. Desenvolve ainda estudos relacionados aos tópicos de: Depósito Legal, Estresse Ocupacional, Burnout em Bibliotecários, Mal-estar docente, além de pesquisas com interface em educação, saúde e informação.

Publicado

2022-05-17

Cómo citar

ANDRADE, L. V. de. Intercursos entre Biblioterapia, Letramento Literário e a Teoria da Estética da Recepção: pistas de um enlace para uma formação leitora diferenciada na escola. Revista ACB, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 1–27, 2022. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1750. Acesso em: 4 feb. 2025.