Gestão da informação nos serviços de consultoria empresarial

Autores/as

Palabras clave:

Gestão da Informação. Consultoria empresarial. Gestão de empresas. Tomada de decisão.

Resumen

A Gestão da Informação (GI) visa o tratamento da informação desde sua coleta ou aquisição até a sua distribuição. Este artigo tem por objetivo apresentar a contribuição da GI nos serviços de consultoria empresarial, sobretudo, no que diz respeito ao processo decisório das organizações. Pesquisa de caráter exploratório, bibliográfico e descritivo, cuja coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário, considerando uma amostragem não probabilística. Os resultados apontam que a GI contribui para fuga dos commodities, suporte na tomada de decisão, e planejamento de futuro. Entretanto, não é consenso entre as empresas o entendimento da GI como diferencial competitivo. Conclui-se que tais organizações não utilizam a GI no seu máximo potencial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sabrina Viana de Assis, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Bacharel em Biblioteconomia. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Jaqueline Santos Barradas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Ciência da Informação (IBICT, 2015). Mestre em Administração (IBMEC, 2008). Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Publicado

2022-02-01

Cómo citar

Assis, S. V. de, & Barradas, J. S. (2022). Gestão da informação nos serviços de consultoria empresarial. Revista ACB, 26(4), 1–22. Recuperado a partir de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1800

Número

Sección

Relato de pesquisa