Gestão da diversidade na biblioteca escolar: implicações no ODS 10 da Agenda 2030
Palabras clave:
Biblioteca Escolar. Gestão da Diversidade. Desenvolvimento Sustentável. Redução das DesigualdadesResumen
Sugere a gestão da diversidade na biblioteca escolar como uma atribuição do bibliotecário escolar para reduzir as desigualdades sociais. Tem como objetivo constatar funções do bibliotecário escolar que o tornem gestor da diversidade na biblioteca escolar. Esclarece em que consiste a gestão da diversidade na biblioteca escolar. Metodologicamente, aplicou-se a técnica de pesquisa Análise Categorial que compõe o método de pesquisa Análise de Conteúdo. Tem como objeto de estudo o documento Diretrizes da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) para a Biblioteca Escolar. Demonstra que há evidências de que existe, nas Diretrizes, funções inerentes ao bibliotecário escolar que privilegiam a gestão da diversidade na escola. Constata que a função do bibliotecário para gerir a diversidade está relacionada ao envolvimento da comunidade da biblioteca escolar. Conceitua a gestão da diversidade na biblioteca escolar. Explana que gerenciar a diversidade com base noutros enfoques, como o ensino, gestão, liderança, colaboração, oferta de serviços e programas da biblioteca, pode contribuir para estruturar programas de conscientização sobre fenômenos discriminatórios na biblioteca escolar. Conclui que os esforços para realizar a gestão da diversidade na biblioteca escolar podem colaborar, ao menos na ambiência escolar, para sensibilizar os estudantes quanto à diversidade de gênero, de orientação sexual, de etnia, de religião e de deficiências que as pessoas possam portar. Por esse motivo, empenhos que evidenciem as dessemelhanças do gênero humano podem colaborar na consecução das metas do ODS 10 da Agenda 2030, que visam à redução das desigualdades.
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