Serviços informacionais para estudantes com Necessidades Educacionais Específicas

cenários da Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina

Autores/as

Resumen

Os serviços informacionais são desenvolvidos para suprir as necessidades informacionais dos interagentes, com esse entendimento a pesquisa objetiva analisar os serviços informacionais oferecidos pela Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina para contemplar as demandas informacionais dos estudantes com necessidades educacionais específicas. Assim, apresenta-se a Biblioteca Central da universidade com ênfase nos serviços informacionais e as interfaces com Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; discute-se sobre Estudos de Usuário e Ciência da Informação na relação com a Educação e o papel da Biblioteca Universitária no atendimento a pessoas com necessidades educacionais específicas; contextualiza-se o perfil dos estudantes com necessidades educacionais específicas, as expectativas relacionadas aos serviços informacionais, as impressões da coordenação da Biblioteca Central e é proposto um Programa de Competência em Informação para os estudantes com necessidades educacionais específicas da universidade. A pesquisa teve natureza aplicada, classificando-se como descritiva e exploratória em relação aos objetivos, a abordagem do problema foi quali-quantitativa. Os resultados demonstram que os serviços informacionais oferecidos pela Biblioteca Central contemplam as demandas informacionais da maioria dos respondentes, mas a biblioteca não conta com setor específico para o atendimento destes estudantes e ainda não possui Política de Acessibilidade. Destaca-se a presença de um Grupo de Trabalho em Acessibilidade e apoio do Núcleo de Acessibilidade Educacional da universidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH LIBRAIRES. Framework for information literacy for higher education. Chicago: ALA, 2015. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 7 jan. 2024.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15599 Acessibilidade – Comunicação na prestação de serviços. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/pessoa_com_deficiencia/NBR15599.pdf.

Acesso em: 9 jan. 2024.

BELLUZZO, R. C. B. Competência em informação: das origens às tendências. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-28, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57045/32504. Acesso em: 7 jan. 2024.

BRASIL. Resolução nº 207, de 09 de novembro de 2018. Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário. Brasília, DF. Disponível em: http://repositorio.cfb.org.br/bitstream/123456789/1330/1/Resolu%c3%a7%c3%a3o%20207%20C%c3%b3digo%20de%20%c3%89tica%20e%20Deontologia%20do%20CFB.pdf. Acesso em: 9 jan. 2023.

BRENNAN, W. K. El currículo para niños con necessidades especiales. Cidade do México: Siglo XXI Editores, 1998.

CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS. Cambridge dictionary: translate international organization for standardization. 2023.

Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/translate/. Acesso em: 9 jan. 2024.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.

CRONIN JUNIOR, J. J.; TAYLOR, A. S. Measuring service quality: a reexamination and an extension. Journal of Marketing, Nova York, v. 56, p. 55-68, jul. 1992. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/225083621_Measuring_Service_Quality_- _A_Reexamination_And_Extension/link/54fbd7a70cf20700c5e7dc4c/download. Acesso em: 9 jan. 2024.

FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Sobre a FCEE. 2024a. Disponível em: https://www.fcee.sc.gov.br/institucional/sobre-a-fcee. Acesso em: 9 jan. 2024.

FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2024b. Cursos e Capacitações em Educação Especial. Disponível em: https://www.fcee.sc.gov.br/informacoes/servicos-fcee/cursos-e-capacitacoes. Acesso em: 9 jan. 2024.

INÁCIO, A.; AMANTE, M. J.; SEGURADO, T. Avaliação de impacto numa biblioteca de ensino superior: da utilização de informação de questionários de avaliação de satisfação de utilizadores à relevância do cruzamento de fontes. In: CONGRESSO NACIONAL BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 13., 2018, Fundão. Anais [...]. Fundão: IUL, 2018. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/16723/1/comunicacao_impacto.pdf. Acesso em: 9 jan. 2024.

KUHLTHAU, C. C. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

KUHLTHAU, C. C. Processo de busca de informações. 2024. Disponível em: https://wp.comminfo.rutgers.edu/ckuhlthau/information-search-process/. Acesso em: 7 jan. 2024.

LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília, DF: Lemos Informação e Comunicação, 1996.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, Chicago, v .49, n. 3, p. 41-50. 1985. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/225083670_A_Conceptual_Model_of_Servi ce_Quality_and_its_Implication_for_Future_Research_SERVQUAL. Acesso em: 9 jan. 2024.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. Servqual: A multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, Nova York, v. 64, n. 1, p. 12-40. 1988. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Valarie-Zeithaml-2/publication/225083802_SERVQUAL_A_multiple-_Item_Scale_for_measuring_consumer_perceptions_of_service_quality/links/5429a4540cf27e39fa8e6531/SERVQUAL-A-multiple-Item-Scale-for-measuring-consumer-perceptions-of-service-quality.pdf. Acesso em: 9 jan. 2024.

PIMENTA, E. C. T.; COELHO JUNIOR, T. P. O uso de indicadores de desempenho da ISO 11620 para avaliar bibliotecas universitárias. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19., 2016, Manaus. Anais [...]. Manaus: UFAM 2016. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4481. Acesso em: 9 jan. 2024.

PUPO, D. T.; SANTOS, G. C. As novas tecnologias da informação: uma proposta de acesso e atendimento a usuários com necessidades especiais em bibliotecas universitárias. In: SEMINÁRIO ACESSIBILIDADE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL, 1., 2001, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2001. Disponível em: http://www.prodam.sp.gov.br/multimidia/midia/cd_atiid/conteudo/ATIID2001/MR2/01/NovasTI-BibliotecasUniversitarias.pdf. Acesso em: 9 jan. 2024.

ROZADOS, H. B. F. A informação científica e tecnológica e os serviços de informação. Revista Informação & Sociedade: Estudos, v. 16, n. 1, p. 49-62. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/441/1493. Acesso em: 9 jan. 2024.

SILVEIRA, M. M.; KARPINSKI, C.; VARVAKIS, G. Serviços informacionais: aspectos históricos e conceituais. Revista Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 3, p. 1-27, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/52634/31123. Acesso em: 8 jan. 2024.

SPUDEIT, D. F. A. O. Programa para desenvolvimento da competência em informação: implementação, metodologias e avaliação. In: ALVES, F. M. M.; CORRÊA, E. C. D.; LUCAS, E. R. O. (org.). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22598. Acesso em: 9 jan. 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. NAE nos Centros de Ensino. 2024a. Disponível em: https://www.udesc.br/nae/relat%C3%B3rios. Acesso em: 9 jan. 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Início. 2024b. Disponível em: https://www.udesc.br/bibliotecacentral. Acesso em: 9 jan. 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Equipe. 2024c. Disponível em https://www.udesc.br/bibliotecacentral/equipe. Acesso em: 9 jan. 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Núcleo de Acessibilidade Educacional – NAE. 2024d. Disponível em: https://www.udesc.br/nae/principios. Acesso em: 9 jan. 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Núcleo de Acessibilidade Educacional – NAE. 2024e. Disponível em: https://www.udesc.br/nae. Acesso em: 9 jan. 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Núcleo de Acessibilidade Educacional – NAE. 2024f. Disponível em: https://www.udesc.br/nae/objetivos. Acesso em: 9 jan. 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Apresentação. 2024g. Disponível em: https://www.udesc.br/comitedeeticaepesquisacomsereshumanos. Acesso em: 9 jan. 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil – NUAPE. 2024h. Disponível em: https://www.udesc.br/faed/nuape. Acesso em: 9 jan. 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Núcleo de Acessibilidade – NAC. 2024i. Disponível em: https://www.udesc.br/cead/nac. Acesso em: 9 jan. 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Início. 2024j. Disponível em: https://www.udesc.br/bu. Acesso em: 9 jan. 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Grupos de trabalho para padronização das atividades compartilhadas pelas bibliotecas da UDESC. 2024l. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/documentos/Grupos_de_trabalho_BU__1__15433395885428_4769.pdf. Acesso em: 9 jan. 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Marca BU. 2024m. Disponível em: https://www.udesc.br/bu/sobre/marca. Acesso em: 9 jan. 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Resolução nº 03, de 17 de agosto de 2021. 2021. Florianópolis, SC, Disponível em: http://secon.udesc.br/consuni/camaras/ceg/resol/2021/003-2021-ceg.pdf. Acesso em: 9 jan. 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Espaços Inovadores de Ensino – ESPINE. 2019a. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/8690/2019___EDITAL_ESPINE__15523367146578_8690.pdf. Acesso em: 9 jan. 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Relatório Anual 2019 Biblioteca Central. 2019b. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/11812/2019_Relat_rio_de_Gest_o_BC_v2_16119470119024_11812.pdf. Acesso em: 9 jan. 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Resolução nº 036 de 6 de novembro de 2019. 2019c. Disponível em: https://secon.udesc.br/consepe/resol/2019/036-2019-cpe.pdf. Acesso em: 9 jan. 2024.

Publicado

2024-04-17

Cómo citar

MEDEIROS, C. S.; MARTINS FILHO, L. J. Serviços informacionais para estudantes com Necessidades Educacionais Específicas: cenários da Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina. Revista ACB, Florianópolis, v. 28, n. 1, p. 1–29, 2024. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/2071. Acesso em: 31 may. 2025.