Editorial
Résumé
Trabalhar com a Revista ACB é motivo de alegria e traz desafios a minha pessoa. Uma vez que venho descobrindo muitas outras formas de melhorias do trabalho com a Plataforma SEER e, também, como trabalhar com pessoas em sua mais ampla e variada forma de pensar e expressar.
Os textos que são submetidos são analisados e verificados se estão de acordo com o escopo da revista, assim que tudo se encontra de acordo eu encaminho para os avaliadores que estão registrados no nosso periódico. Com o retorno deles eu encaminho as diretrizes para os autores, com solicitação de ajustes, aceite imediato ou não aceite (o que é muito complicado de gerenciar).
Graças à Deus eu tenho uma equipe muito boa que me auxilia em vários momentos desse processo e tem dado certo até aqui.
Tenho um carinho especial pela revista e reconheço que precisamos de mudanças, o layout dela precisa se modernizar (o que foge à minha competência), uma capa poderia ser criada para cada edição (quem sabe alguém se junte a nós para ajudar nesse sentido?), entre outros pontos que discutimos e ainda não conseguimos colocar em prática.
Feito um papo mais pessoal e exposto o meu olhar sobre este momento, eu tenho o orgulho de apresentar a vocês leitores dos artigos desta revista a presente publicação com uma série de trabalhos de profissionais atuantes em diversas áreas em que um bibliotecário pode estar. Esses resultados demonstram a variedade de assuntos que podem ser abordados e tratados por esse profissional da informação.
Dessa feita, observa-se que esta edição contempla reflexões e estudos acerca da informação biblioteconômica e jurídica, blogs, mídia social, entre outros assuntos. Assim como, também, demonstra que o bibliotecário pode ser um profissional que possui um amplo campo de atuação, ele pode trabalhar com consultoria informacional, por exemplo. O atuar desse ator social perpassa o real e o virtual, a educação à distância e os pólos de universidades são espaços a serem preenchidos por profissionais da informação.
Observe a variedade de ações e funções de um bibliotecário e as oportunidades de realização de um trabalho que possa contribuir para afirmar seu espaço nos mais diversos locais, como as bibliotecas universitárias, escolares, especializadas, públicas, itinerantes, entre outras.
Importa refletir, aqui, que os estereótipos que cercam essa profissão podem ser afirmados ou não, acredita-se que a imagem criada por bibliotecários e demais profissionais da informação em seu local de trabalho pode vir a ser um direcionamento para os olhares do mercado de trabalho e para os espaços informacionais a serem ocupados. Qual é a sua obra? Qual imagem você irá passar para a sociedade? Vamos refletir!
Evandro Jair Duarte
Editor Gerente
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings. A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina está indexada:
Portal Brasileiro de Repositórios e Periódicos de Acesso Livre http://www.ibict.br/oasis.br/
Diálogo Científico - Ciência da Informação - http://dici.ibict.br/
DOAJ - Directory Open Access Journal - http://www.doaj.org
DIALNET - http://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?tipo_busqueda=CODIGO&clave_revista=12120
LATINDEX - http://www.latindex.org
OAISTER - http://www.oaister.org
PKP system - http://pkp.sfu.ca/harvester/
Holmes - Descobrindo a Ciência da Informação por você - Feudo.org http://www.holmes.feudo.org/index.php
A Revista ACB consta no Portal de Periódicos CAPES - Qualis B Nacional - avaliação de 2004a 2006 - http://www.periodicos.capes.gov.br/
A Revista ACB consta no Portal de Acesso à Informação Científica (Periódicos Acesso Livre - CAPES) - Texto Completo - http://acessolivre.capes.gov.br/acessoLivreTextoCompleto.jsp
e na Biblioteca de Periódicos Eletrônicos disponibilizado pela Biblioteca Universitária de Regensburg (Alemanha) - Die Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universitätsbibliothek Regensburg http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/ .
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.