Biblioteca prisional e a leitura nos espaços de privação de liberdade

Auteurs

  • Amabile Costa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Camila Monteiro de Barros Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mots-clés :

Biblioteca prisional. Leitura. Espaços de privação de liberdade. Cárcere.

Résumé

O trabalho enfatiza o papel das bibliotecas prisionais na mediação da leitura e da informação. Essas bibliotecas são unidades que disponibilizam às pessoas privadas de liberdade o acesso à informação e, consequentemente, dão suporte ao desenvolvimento humano e à geração de conhecimentos que podem proporcionar a conscientização tanto dos reeducandos quanto da comunidade carcerária como um todo a respeito de aspectos sociais, religiosos, pessoais, culturais, literários, entre outros. Evidencia, também, a atuação dos bibliotecários no âmbito dos espaços de privação de liberdade, apresentando os papéis das bibliotecas prisionais, bem como sua competência. Conclui que a democratização do acesso à informação nos espaços de privação de liberdade é tema relevante e papel inerente às bibliotecas prisionais. Também aponta que as diretrizes a serem seguidas por esse tipo de biblioteca, como serviços e desenvolvimento de coleções, são diferentes daquelas seguidas por outras unidades e informação, dadas as características do contexto em que atua.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Amabile Costa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Bacharela em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação (2014-2017) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista CAPES de Desenvolvimento Social. É membro da equipe gestora 2018-2020 da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB), ocupando o cargo de Diretora de Marketing e Divulgação. Voluntária no Programa Novos Horizontes: a Universidade nos espaços de privação de liberdade. É membro do Grupo de Pequisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC - UFSC).

Camila Monteiro de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC). Atua principalmente nas áreas de Organização e Representação do Conhecimento e da Informação, com ênfase na informação musical e na Semiótica de Peirce.

Téléchargements

Publiée

2019-08-20

Comment citer

Costa, A., & Barros, C. M. de. (2019). Biblioteca prisional e a leitura nos espaços de privação de liberdade. Revista ACB, 24(2), 427–436. Consulté à l’adresse https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1602