A presença da literatura antirracista nos acervos das bibliotecas escolares

um estudo de caso

Auteurs

Mots-clés :

Biblioteca escolar; educação antirracista; literatura infantojuvenil; literatura antirracista; Catálogo

Résumé

tem como objetivo discutir o papel da biblioteca escolar no combate ao racismo e responder como estas duas instituições (escola e biblioteca) podem atuar em conjunto na promoção de uma educação antirracista. Pergunta-se: como a biblioteca escolar pode ajudar a escola na promoção de uma educação antirracista? Seu acervo contribui para fomentar essa discussão? Metodologia: por meio de estudo de caso analisa o catálogo de duas bibliotecas de uma instituição pública de educação básica localizada na cidade de Niterói, RJ. O estudo busca identificar a presença da literatura infantojuvenil com adesão às temáticas antirracistas utilizando como parâmetro a lista de 33 livros indicada pela Fundação Tide Setubal.  Verifica se os termos racismo, racismo na escola, preconceito racial, discriminação racial e ancestralidade são usados no processo indexação. Conclui que há poucos títulos e exemplares de livros abarracando a temática o que expressa sua baixa representatividade nos acervos, isso incluiu a literatura afrocentrada, obras criadas por autores negros e que relatam a experiência, a cultura e a história dos povos africanos e afrodescendentes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Anna Vitória Macêdo dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense.

Elisabete Gonçalves de Souza, UFF

Professora dos cursos de  Arquivologia e de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, linha informação, cultrua e sociedade.

Références

ALMEIDA, Neide. É possível deixar de ser racista. São Paulo: Fundação Tide Setubal, 2017a. Disponível em: https://fundacaotidesetubal.org.br/e-possivel-deixar-de-ser-racista/ Acesso 2 jul. 2023.

ALMEIDA, Neide de. Letramento racial: um desafio para todos nós. Portal Geledés 28 out. 2017b. Disponível em: https://www.geledes.org.br/letramento-racial-um-desafio-para-todos-nos-por-neide-de-almeida/ Acesso: 10 jul. 2023.

ALVES, Ewerton. Literatura afro-brasileira brasileira: uma análise afrocentrada no conto minha mãe é preta sim! 2020. 52 f. TCC (Graduação) – Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/17948/1/EA25082020.pdf Acesso: 20 jun. 2023.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil. Petrópolis, RJ. Vozes, 2002.

ASPHE, Rhe. Lei n. 1, de 1837, e o decreto n. 15, de 1839, sobre Instrução Primária no Rio de Janeiro - 1837. Revista História da Educação, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 199–205, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29135 Acesso: 11 maio 2023.

BRASIL. Estatuto da Igualdade Racial - Lei 12.288, de 20 de julho de 2010. Brasília: Senado Federal, 2008. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/496308/000898128.pdf

Acesso: 05 jul. 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em 2 jun. 2023.

BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília: Senado Federal, 2003. Disponível em: https://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/lei_10639_09012003.pdf Acesso em: 05 jul. 2023

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Brasília: Senado Federal, 2008 Disponível em: https://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/lei_11645_100308.pdf Acesso em: 05 jul. 2023

CERQUEIRA, Daniel; MOURA, Rodrigo. Vidas perdidas e racismo no Brasil. Brasília: IPEA, 2013. (Nota técnica, n. 10). Disponível em https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/5977/1/NT_n10_vidas.pdf. Acesso 28 jun. 2023. Acesso: 10 jul. 2023.

CRUZ, Maria Carolina Andrade; FERNEDA, Edberto; FUJITA, Mariângela. Spotti Lopes. A disponibilização de vocabulário controlado aos usuários para a recuperação da informação. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v.15, n. 1, p. 267-282, jan./abr. 2022

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação escolar, a exclusão e seus destinatários. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 48, p. 207-222, dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/PHhyxsVmtHVxX6Hjtn5ZkZp/?lang=pt Acesso: 13 jul. 2023.

FERRAREZI, Ludmila; ROMÃO, Lucilia Maria S. Certos sentidos de biblioteca escolar:

efeitos de repetição e deslocamento. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 13, n. 1, p. 35-64, jan./abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/nPPmVt8VwPJXyBNX9LDVM5F/?lang=pt Acesso: 10 jul. 2023.

FONTES, Sandra Regina. Educação das relações étnico-raciais nas bibliotecas escolares da rede de ensino de Florianópolis: olhares e percursos. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/faed/id_cpmenu/1438/Sandra_Regina_Fontes_15840202631373_1438.pdf 73_1438.pdf Acesso: 1 jul. 2023.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 41 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 20 abr. de 2023.

GOMES, Elisângela. Afrocentricidade: discutindo as relações étnico-raciais na biblioteca. Revista ACB, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 738-752, 2016. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1216. Acesso: 01 jul. 2023.

GOMES, Elisângela. O ensino de biblioteconomia e as relações étnico-raciais. In.: SPUDEIT, D. F. A. O. et al. (org.). Formação e atuação política na Biblioteconomia. São Paulo: ABECIN, 2018. p. 319-332. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/editora/article/view/213/188. Acesso em: 29 jun. 2023

GOMES, Nilma Lino. Educação, raça e gênero: relações imersas na alteridade. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 6/7, p. 67–82, 1996. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1862/1983 Acesso: 24 ago. 2022.

IFLA/UNESCO. Diretrizes da IFLA/UNESCO para a biblioteca escolar. Traduzido por: Rede de bibliotecas escolares. 2.ed. Portugal: IFLA, 2016. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf Acesso em: 22 jul. 2022..

MEY, Eliane Serrão Alves. Introdução à catalogação. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1995.

OFICINA Autoria negra na biblioteca infantil. Niterói, Biblioteca Flor de Papel, 2022.

RODRIGUES, Camila de Fátima. O papel do (a) bibliotecário (a) na construção da identidade e autoestima da criança negra através da representatividade da literatura infantil afrocentrada. Niterói, 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso) – Biblioteconomia e Documentação, Universidade Federal Fluminense, 2023.

SANTOS, Nayara Araújo dos; OLIVEIRA, Tuany Karen Ferreira Alves de; RUAS, Thatiane Santos. Relações Raciais na literatura infantil: possibilidades de representação da cultura afro-brasileira. VII Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/79952. Acesso: 21 jun. 2023.

SOUSA, Brisa Pozzi; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Do catálogo impresso ao on-line: algumas considerações e desafios para o bibliotecário. Revista ACB, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 59-75, 2012. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/viewFile/822/pdf_71

Acesso: 20 jun. 2023.

TANUS, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; SOUZA, Gustavo Tanus Cesário de. Decolonizando os acervos das bibliotecas públicas: formação de coleções de literatura afro-brasileira. Palabra Clave (Argentina), v. 12, n. la plata, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/207441 Acesso: 29 jun. 2023.

Téléchargements

Publiée

2024-11-11

Comment citer

Santos, A. V. M. dos, & Souza, E. G. de. (2024). A presença da literatura antirracista nos acervos das bibliotecas escolares: um estudo de caso. Revista ACB, 28(3), 1–19. Consulté à l’adresse https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/2075