A importância de obras decoloniais nos acervos de bibliotecas universitárias

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Résumé

O estudo reflete sobre a importância das obras decoloniais em acervos de Bibliotecas Universitárias, especificamente na Biblioteca “Prof. Paulo de Carvalho Mattos”, da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp. Desenvolve uma análise sobre as obras decolonais adquiridas e incorporadas no acervo da Biblioteca e como elas suscitam o potencial de dialogar com a comunidade acadêmica a partir das percepções dos autores sobre as relações étnico-raciais. Traz reflexões sobre o papel da Biblioteca Universitária na promoção do pensamento decolonial e antirracista por meio das obras literárias e de atividades que envolvem a cultura negra.

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Tatiane Helena Borges de Salles, Universidade Federal de São Carlos

Formada em Ciência da informação com a habilitação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006) e Biblioteconomia (2011) pela Pontífica Universidade Católica de Campinas. Especialista em Gestão de Arquivos (2011) pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Letramento informacional (2018) pela Universidade Federal de Goías. Mestranda em Ciência da Informação (2023) pela Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora de projetos de extensão no IFSP. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, Recuperação da informação e Organização de Arquivos e Bibliotecas, Orientação para Normalização e formatação de trabalhos acadêmicos de acordo com a ABNT, conhecimento em Metodologia Científica. Estudos da educação do usuário, Pesquisadora da Educação para relações étnico-raciais e Práticas antirracistas.

Maísa Coelho França, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é bibliotecária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Marival Baldoino de Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialista em História da Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialista em Ciências da Religião pela Faculdade Católica de Uberlândia. Licenciado em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998). Atuou como Professor substituto no Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (2003-2005). Atuou como Professor B de Filosofia pelo Serviço Social da Indústria (SESI) (2006-2011). Atuou como Professor de Educação Religiosa nas Escolas Enéas de Oliveira Guimarães, Clarimundo Carneiro, Juscelino Kubitschek e Padre Mario Forestan pela SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Atuou como professor da Faculdade de Teologia de Minas Gerais e Professor de Filosofia pela Faeteo (Faculdade de Teologia de Uberlândia. Ministrou aulas na Pós-graduação do Instituto Doctum de Educação e Tecnologia Ltda. Atuou como Vice-Diretor e depois Diretor da Escola Estadual Enéas de Oliveira Guimarães no período de 2011 a 2015. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de São Paulo - Campus Hortolândia . Tem experiência na área de Educação Religiosa no Ensino Fundamental, Sociologia e Filosofia no Ensino Médio, com ênfase em Filosofia Política, atuando com temas: O Sujeito, Poder, Estado, Violência, Filosofia Africana, Decolonialidade, Panafricanismo.

Ariadne Chloe Mary Furnival, Universidade Federal de São Carlos

Mãe do Leonardo e Alex. Possui graduação em Comparative American Studies - University of Warwick, Inglaterra (1987); Mestrado em Computation - University of Manchester Institute of Science Technology - UMIST (1993); Mestrado em History (Literatura Comparativa) - University of Warwick (1988); e Doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Completou o Diploma in Librarianship da University of Sheffield (2009). Assumiu o cargo de Open Access Officer (Europe) no Centre for Research Communications, University of Nottingham, em 2010. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Departamento de Ciência da Informação no Centro de Educação e Ciências Humanas. É professora credenciada (permanente) no Programa de pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), e no programa de pós-graduação Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), ambos da UFSCar. Tem experiência de pesquisa nos campos de CTS e Ciência da Informação, com ênfase em Processos da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Compreensão Pública da CT, Desenvolvimento Sustentável e Comunicação, Usuários da Informação e Competências Informacionais, Comunicação Científica, Acesso Aberto.

Luciana de Sousa Gracioso, Universidade Federal de São Carlos

Pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra (2019). Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal Fluminense (2008). Professora Associada IV no Departamento de Ciência da informação da UFSCar. Foi chefe do Departamento de Ciência da Informação (2019-2022), Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da informação - PPGCI (2016 - 2017) e Coordenadora de Curso de Graduação (2009-2014). Atua como docente permanente no PPGCI e como colaboradora no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS). Foi Professora Visitante no Exterior (PVE CAPES) junto ao Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2018-2019). É pesquisadora junto ao Centro de Estudos Interdisciplinares - CEIS20, da Universidade de Coimbra. É associada a Information Society for Knowledge Organization (ISKO) e a Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Foi tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso de Biblioteconomia e Ciência da informação PET/BCI (2013 - 2018). É coordenadora responsável pelo Termo Aditivo de Cooperação Internacional com a Universidade de Coimbra, pelo Departamento de Ciência da informação. É líder do Grupo de pesquisa: Pragma: estudos pragmáticos em ciência da informação. Coordenou projetos financiados pelo CNPQ sobre Plataformas interativas e desenvolvimento de Bibliotecas para ambientes de Educação à distância. Participou como pesquisadora de projetos financiados pela FAPESP sobre as Fazendas Históricas Paulistas. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos da linguagem em Ciência da informação, Organização do conhecimento e Epistemologia da Ciência da informação. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998); especialização em Uso estratégico da tecnologia em informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Ciência da Informação e Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Mãe de duas filhas (licença maternidade de 06/2013 a 12/2013 e 08/2017 a 02/2018). Orcid 0000-0002-6320-4946. Contato: luciana@ufscar.br

Références

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Publiée

2024-11-11

Comment citer

Salles, T. H. B. de, França, M. C., Santana, M. B. de, Furnival, A. C. M., & Gracioso, L. de S. (2024). A importância de obras decoloniais nos acervos de bibliotecas universitárias. Revista ACB, 28(3), 1–21. Consulté à l’adresse https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/2088