Praticando acessibilidade comunicacional: cooperação entre biblioteca universitária e programa de promoção de acessibilidade<p><i>Practice communicacional accessibility: cooperation between university library and accessibility promotion program p.7-17
Mots-clés :
Biblioteca universitária, Acessibilidade – Deficiente visual, Acessibilidade – Usuário cego e com visão subnormal, Biblioteca universitária – Serviços, Aprendizagem – deficiente visual, University libraries, Accessibility – Visual deficiencRésumé
Resumo:O presente trabalho teve como objeto de estudo relatar as ações resultantes dos serviços informacionais oferecidos aos usuários com deficiência visual por uma biblioteca universitária (BU) de uma Instituição de Ensino Superior (IES), sua parceria com o programa voltado para acessibilidade e a sua influencia positiva no gerenciamento e desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem do aluno cego e com visão subnormal. Utilizou-se para contextualização a pesquisa bibliográfica como suporte para a formação do referencial teórico e sustentação ao fenômeno estudado. As principais temáticas abordadas são: conceituação da deficiência visual; entendimento de inclusão e acessibilidade; estrutura das bibliotecas universitárias; ensino superior. O ambiente do presente relato é a Biblioteca Universitária da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Campus da Grande Florianópolis e o Programa de Promoção de Acessibilidade (PPA). Como principal resultado tem-se uma Biblioteca com condições mínimas para oferecer efetivo acesso à informação aos usuários associado ao suporte pedagógico e de humanização acadêmica necessária ao aluno cego e com visão subnormal na vida Universitária. Abstract:The current project’s focus was to point out the actions that were taken as a result of the information services that were offered by a university library of a Graduate Institution, to sight-impaired clients; its partnership with the program in charge of the accessibility, and its positive influence in the management and development of the learning process for both sight impaired students and those with below average eye sight. Bibliographic research, pillar to the formation of the theoretical reference and sustaining grounds to the studied phenomenon, was used in contextualization. The main thematic dealt with are: the conceptualization of visual deficiency; the understanding of inclusion and accessibility; the structure of university libraries and finally, graduate studies. The present project environment is the University Library of the Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), metropolitan Florianopolis Campus and the Accessibility Promotion Program. The main result is a Library with the basic conditions needed in order to offer access to information to those associated with the pedagogic program, as well as the basic conditions for the needed academic humanization of the vision impaired and students with below average eye sight during their graduate studiesTéléchargements
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