Atuação da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo na inclusão digital e social de portadoras de deficiência visual<p><i>Performance of the Espirito Santo State Public Library on the visual deficiency customers digital and social inclusion p.80-105

Auteurs

  • Fernanda Samora Dias Borges Fundação Educacional Padre Cleto Caliman (UNIVENETO)
  • Nádia Elôina Barcelos Fraga Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Sa

Mots-clés :

Biblioteca Pública, Setor Braille, Deficiente visual, Demanda de serviços, Demanda de equipamentos, Public library, Sector Braille, Visual deficiency, Services on demand, Equipment demand

Résumé

Resumo:Estuda a atuação do Setor Braille da Biblioteca Publica Estadual do Espírito Santo (BPE/ES) no que se refere à inclusão digital de pessoas portadoras de deficiência visual. Foram entrevistados 10 usuários, alunos de curso médio ou pré-vestibular, que utilizaram os serviços e recursos oferecidos pelo Setor no período de 10 de junho de 2005 a 10 de junho de 2006. Foi verificada a existência de demanda reprimida, relacionada aos serviços não ofertados, em função da falta de investimentos públicos em equipamentos ou outros recursos que propiciem o acesso mais rápido à informação. As conclusões destacam a premência de investimentos financeiros na aquisição de equipamentos ou de recursos tecnológicos mais modernos, depende a ampliação dos recursos oferecidos. Tais iniciativas devem concorrer para promover a função educacional da BPE/ES enquanto espaço de socialização do conhecimento, oferecendo aos cegos e aos portadores de baixa visão, usuários do Setor Braille, o aparato informacional indispensável a sua inclusão potencial na sociedade. Abstract:Study the performance of the Braille Sector of the Espirito Santo Public State Library (BPE/ES) relates to inclusion digital of visual deficiency carrying people. Interviewed 10 users, students from High school and courses before college, who had used services and resources offered by this Sector between June 10th 2005 trough June 10th June 2006. Observed some related demand was verified to the services that not be offered, because the deficiency of public investments on equipment or other resources that propitiate the fastest information access. The conclusions detach the urgency of financial investments to modern equipment acquisition and make availability more modern technological resources. Such initiatives must concur to promote function educational of the BPE/ES while knowledge socialization space, offering to blind people and with low vision, users of the Braille Sector, indispensable the informational apparatus its potential inclusion in the society.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fernanda Samora Dias Borges, Fundação Educacional Padre Cleto Caliman (UNIVENETO)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) atuou como estagiária da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo, nos anos de 2000 á 2002 e em 2004, como voluntária no Setor Braille. Atualmente é Bibliotecária da Fundação Educacional Padre Cleto Caliman (UNIVENETO), Rodovia BR 262, km 110, São João de Viçosa, Venda Nova do Imigrante - Espírito Santo – Brasil. E-mail nandasamora@yahoo.com.br / biblioteca@univeneto.edu.br

Nádia Elôina Barcelos Fraga, Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Sa

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) E-mail. Nadiae55@hotmail.com

Téléchargements

Publiée

2008-03-14

Comment citer

Borges, F. S. D., & Fraga, N. E. B. (2008). Atuação da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo na inclusão digital e social de portadoras de deficiência visual<p><i>Performance of the Espirito Santo State Public Library on the visual deficiency customers digital and social inclusion p.80-105. Revista ACB, 13(1), 80–105. Consulté à l’adresse https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/558

Numéro

Rubrique

Relato de pesquisa