Comutação bibliográfica e as novas tecnologias de comunicação e informação: uma convivência pacífica? <p>Switching literature and new technologies of communication and information: a pacific coexistence?

Autores

  • Lívia Renata Santos
  • Nivaldo Oliveira
  • Marina Cajaíba da Silva

Palavras-chave:

Comutação bibliográfica, Documentos digitais on-line, Recuperação da informação, Disseminação da informação.

Resumo

As formas de acesso à informação, assim como as de disseminação, tornaram-se imprescindíveis no mundo atual, evoluindo desde os primórdios da ciência, quando tudo era feito por correspondência pessoal até à explosão informacional vivida nos dias de hoje. O trabalho que uma pesquisa científica proporciona só terá seu valor se puder ser apreciado pela comunidade científica. Desta forma, o presente trabalho abordará dois serviços de alta relevância na disseminação e recuperação da informação, sendo eles o Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT) e o acesso aos documentos digitais on-line. Ambos os serviços com suas vantagens e desvantagens têm, por fim, um mesmo objetivo: o fornecimento de informação. Através de um estudo de caso múltiplo, de caráter exploratório e descritivo, a pesquisa analisará, baseada em fatos comprovados, a demanda atual do COMUT em contraste à atual disponibilidade e facilidade de acesso a informação que a Internet oferece, concluindo ou não, uma passividade entre ambos os serviços, ou seja, ambos co-existirem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Renata Santos

Especializando em Informática na Educação pela Universidade
Federal de Lavras (UFLA), Bacharel em Biblioteconomia pelo
Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG), Bibliotecária
responsável pela Faculdade de Administração e Informática (FAI).

Nivaldo Oliveira

Graduação em Biblioteconomia (2002) e Especialista em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário de Formiga (2006). Foi professor colaborador do Centro Universitário de Formiga, da Escola Superior em Meio Ambiente, bibliotecário da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atualmente é Bibliotecário da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência em bibliotecas universitárias, atuando principalmente nos seguintes áreas: referência, ensino, pesquisa, normalização bibliográfica, gestão do conhecimento e da informação, tecnologia e segurança da informação.

Marina Cajaíba da Silva

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas
Gerais (UFMG), mestra em Ciências da Informação pela
Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em curso na
mesma área/instituição.

Downloads

Publicado

24-11-2009

Como Citar

Santos, L. R., Oliveira, N., & Silva, M. C. da. (2009). Comutação bibliográfica e as novas tecnologias de comunicação e informação: uma convivência pacífica? <p>Switching literature and new technologies of communication and information: a pacific coexistence?. Revista ACB, 14(2), 429–450. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/642

Edição

Seção

Relato de pesquisa