A inclusão dos usuários com transtorno de espectro autista pela prática do letramento informacional na biblioteca escolar

Marcos Pastana Santos, Cládice Nóbile Diniz

Resumo


Propõe-se a discussão do letramento informacional para alunos autistas que frequentam a biblioteca escolar desde a educação infantil até o ensino fundamental da escola pública, considerando a adequação dos serviços oferecidos por meio dos conceitos do desenho universal. Investiga os métodos de leitura adotados pelos profissionais da educação para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno com deficiência. Analisa o processo histórico da pessoa com autismo e as singularidades da deficiência de modo a construir com equipe multidisciplinar, atividades pedagógicas e biblioteconômicas que viabilizem o acesso a informação e o conhecimento. A metodologia foi quanto aos fins, descritiva e quanto aos meios, bibliográfica, com tratamento de dados qualitativo. Como resultado, destaca que a importância da prática do letramento informacional na biblioteca escolar para o aluno com transtorno do espectro autista e que é necessário repensar os serviços, com os conceitos do desenho universal como um guia de possibilidades.


Palavras-chave


Transtorno de Espectro Autista. Biblioteca escolar. Letramento informacional. Desenho universal.

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Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

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