A inclusão dos usuários com transtorno de espectro autista pela prática do letramento informacional na biblioteca escolar

Autores/as

  • Marcos Pastana Santos INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Cládice Nóbile Diniz UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO

Palabras clave:

Transtorno de Espectro Autista. Biblioteca escolar. Letramento informacional. Desenho universal.

Resumen

Propõe-se a discussão do letramento informacional para alunos autistas que frequentam a biblioteca escolar desde a educação infantil até o ensino fundamental da escola pública, considerando a adequação dos serviços oferecidos por meio dos conceitos do desenho universal. Investiga os métodos de leitura adotados pelos profissionais da educação para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno com deficiência. Analisa o processo histórico da pessoa com autismo e as singularidades da deficiência de modo a construir com equipe multidisciplinar, atividades pedagógicas e biblioteconômicas que viabilizem o acesso a informação e o conhecimento. A metodologia foi quanto aos fins, descritiva e quanto aos meios, bibliográfica, com tratamento de dados qualitativo. Como resultado, destaca que a importância da prática do letramento informacional na biblioteca escolar para o aluno com transtorno do espectro autista e que é necessário repensar os serviços, com os conceitos do desenho universal como um guia de possibilidades.

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Biografía del autor/a

Marcos Pastana Santos, INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Doutorando em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO. Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2015). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2017). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pelo Centro Universitário Barão de Mauá - UNIMAUÁ (2016). Especialista em História e Humanidades pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2012). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2012). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2010). Especialista em Biblioteconomia pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2009). Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2011). Licenciatura Plena em História pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO (2009). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006). Atualmente é Coordenador de Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Paracambi. Atua como Professor I - Itinerante de Educação Especial da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu. Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena - Campus Paracambi - Publicado pela Norma de Ação n° 055 de 24 de agosto de 2015. Membro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - Campus Paracambi - Publicado pela Norma de Ação n° 047 de 04 de novembro de 2014. Atuei como professor tutor da Especialização em Educação Especial/Deficiência Mental pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tenho experiências em Biblioteconomia e Gestão de Unidade da Informação. Pesquiso sobre bibliotecas especiais, estudo de usuários, formação e desenvolvimento de coleções, bibliotecas escolares e tecnologias assistivas para usuários com deficiência. Membro do Grupo de Pesquisa: Inovação Social, Inclusão, Acessibilidade e Tecnologias Assistivas em Biblioteconomia Especial. Membro do Grupo de Pesquisa: Perspectivas da biblioteca como organização criativa na otimização dos recursos de aprendizagem: da acessibilidade à fluência informacional.

Cládice Nóbile Diniz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO

Sou Doutora em Ciência da Informação (UFRJ-2005), com pesquisa de tese sobre aprendizagem tecnológica, alfabetização e letramento digital; Mestre em Administração Pública (FGV-1998), com pesquisa sobre mudanças na segurança pública por meio da informatização; e Engenheira Naval (USP-1974). Fiz especialização em engenharia naval na Itália (Corsi di Perfezionamento alle Funzioni Tecniche e Direttive Aziendale - Istituto della Reconstruzione Industriale-1977) e cursei as disciplinas do mestrado, com créditos completos, em Engenharia da Produção (COPPE/UFRJ-1986). Tenho experiência profissional em engenharia naval, exercida de 1972 a 1990 no IPT/USP, nos estaleiros EMAQ e Verolme, na Cia de Navegação Lloyd Brasileiro e na Diretoria de Engenharia da Marinha do Brasil. Trabalhei de 1986 a 1996 na gestão de indústria microeletrônica, de empresas de informática e de transporte coletivo urbano. De 1980 a 1990, participei da reorganização democrática da sociedade brasileira, ocupando cargos eletivos na diretoria do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro SEERJ e no Conselho e diretoria do CREA/RJ. De 1996 a 2000, participei voluntariamente na busca de soluções para os problemas da segurança pública brasileira, com grupo de pesquisa sobre o assunto na FGV. Desde 1997 estou na área da Educação, tendo sido pesquisadora em gestão e tecnologia da informação da Fundação Getúlio Vargas até 2000, quando então passei a lecionar no ensino superior: nas graduações em Administração e em Ciências Contábeis, no Centro Universitário UNIABEU (2000-2010); em cursos à distância de pós-graduação em Administração da FGV Online (2004-2010); na graduação tecnológica em Análise de Sistemas do Instituto Superior de Tecnologia em Ciências da Computação do Rio de Janeiro - IST-RIO (2006-2010), onde desenvolvi pesquisas sobre aprendizagem da tecnologia, inclusão digital e tecnologia assistiva. Estou desde 2010 na UNIRIO, atuando como professora no Curso de Engenharia da Produção, onde venho lecionando disciplinas relacionadas à engenharia organizacional - Introdução à Administração, Introdução à Contabilidade e Planejamento Estratégico e Marketing -, e Engenharia do Produto e Gerência de Projeto, e nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Biblioteconomia, onde leciono Tópicos Especiais sobre Acessibilidade e Inclusão em Bibliotecas, assunto que também leciono no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia. Atuo também na gestão, sendo conselheira eleita no Conselho Superior da UNIRIO até 2013, Diretora eleita da Escola de Engenharia de Produção desde maio de 2012, tendo sido coordenadora do Curso de Engenharia de Produção de maio a setembro de 2012; Chefe do Departamento de Engenharia de Produção, desde janeiro de 2014. Atualmente desenvolvo atividades de extensão e pesquisas, liderando o grupo de pesquisa em Excelência, Sustentabilidade e Inovação Social: Engenharia das Organizações Criativas e Soluções Tecnológicas Educacionais, investigando os nos seguintes assuntos: 1) Condições socioeconômicas e hábitos do estudante de engenharia da produção da UNIRIO, sua identidade cultural, sua condição de aprendizagem e habilidades, especialmente no uso de softwares, a situação de gênero e a multiculturalidade no curso, suas necessidades educacionais especiais devido a altas habilidades ou superdotação e/ou a requisitos de acessibilidade; 2. Tecnologias assistivas com uso de softwares livres gratuitos; 3) a Cultura carioca e as inovações sociais, especialmente as relacionadas aos megaeventos; 3. Qualidade, Acessibilidade e Inclusão em bibliotecas.

Publicado

2018-03-30

Cómo citar

Santos, M. P., & Diniz, C. N. (2018). A inclusão dos usuários com transtorno de espectro autista pela prática do letramento informacional na biblioteca escolar. Revista ACB, 23(1), 92–106. Recuperado a partir de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1413