Expressando o Memoricídio

uma análise da produção do conhecimento afrocentrado na Universidad de La Republica, Uruguai

Autores

Palavras-chave:

Epistemicídio;, Memoricídio; , Produção de conhecimento, Udelar, Afro-uruguaios, Biblioteconomia Negra - Uruguai

Resumo

 Quais contribuições teóricas de autoria afro-uruguaia estão contempladas no Catálogo Online das Bibliotecas (BiuR) e no Repositório Institucional de Conhecimento Livre (Colibrí) da Universidade da República? Com vistas a responder a essa questão, o objetivo geral desta pesquisa é investigar os autores afro-uruguaios no catálogo online e repositório institucional da Universidade de la República (Udelar). A revisão bibliográfica apresenta uma breve contextualização sobre a população afro-uruguaia e sobre a estrutura e funcionamento da Udelar. Considerando o plano metodológico esta é uma pesquisa exploratória e qualitativa, com elementos quantitativos, na qual apresentamos de forma sucinta os dados obtidos na pesquisa realizada em Catálogo Integrado das Bibliotecas da Udelar (BiuR) e no repositório institucional da Udelar denominado Colibrí, que destacam a produção afro-uruguaia no âmbito da Udelar no período de 2012 a 2022. Os resultados apontam para uma baixa incidência de autorias afro-uruguaias tanto no repositório institucional, quanto no catálogo de bibliotecas da Universidade, o que sugere uma colaboração da própria instituição com o memoricídio e epistemicídio das populações de origem africana tanto na Universidade quanto na sociedade uruguaia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Florencia Egaña Lachaga, Universidad de la República - UDELAR

Bibliotecaria negra. Maestranda en Información y Comunicación. Profesora de la Facultad de Información y Comunicación de Udelar. Integrante del colectivo de investigación Estudios Afrolatinoamericanos de la Comisión Sectorial de Investigación Científica(CSIC) de Udelar, Uruguay.

Franciéle Carneiro Garcês-da-Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia, do Departamento Acadêmico de Ciência da Informação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC). Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É idealizadora e gerente do projeto social Quilombo Intelectual. Idealizadora e coordenadora do Selo Editorial Nyota. É vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI) e compõe o quadro de integrantes do Grupo de Pesquisa Ecce Liber: Filosofia, linguagem e organização dos saberes como membro do Satélites em Organização Ordinária dos Saberes Socialmente Oprimidos (OSO.sat) (IBICT-UFRJ). É autora do livro Biblioteconomia Negra: das epistemologias negro-africanas à Teoria Crítica Racial (Malê, 2023).

Referências

ARBOLEDA QUIÑONEZ, Santiago. Le han florecido nuevas estrellas al cielo: suficiencias íntimas y clandestinización del pensamiento afrocolombiano. 2011. Tesis (Doctorado en Estudios Culturales Latinoamericanos) - Universidad Andina Simón Bolivar. Ecuador: Área de Estudios Sociales y Globales, 2011. Disponível em: https://repositorio.uasb.edu.ec/bitstream/10644/2816/1/TD018-DECLA-Arboleda-Le%20han%20florecido.pdf Acesso em: 23 maio 2023.

BIBLIOTECAS DE LA UNIVERSIDAD DE LA REPÚBLICA. Disponível em: https://www.biur.edu.uy/F. Acesso em: 23 maio 2023.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

CARVALHO, José Jorge de. Encontro de Saberes e descolonização: para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramon (org.). Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

CIVALLERO, Edgardo. Cuando la memoria se convierte en cenizas... Memoricidio durante el siglo XX. Revista de Bibliotecología y Ciencias de la Información, [s.l.], v. 10, n. 15, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/10150/209313 Acesso em: 23 maio 2023.

EGAÑA-LACHAGA, Florencia; RODRÍGUEZ, Lourdes. El advocacy bibliotecológico afrocentrado. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da (org.). Bibliotecári@s negr@s: Perspectivas feministas, antirracistas e decoloniais em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora; Selo Noyta, 2021. p. 343-357.

EGAÑA-LACHAGA, Florencia; GARCÊS-DA-SILVA, Franciéle Carneiro. Conhecimento Afrocentrado? Investigando a contribuição dos bibliotecários da Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade da República (UDELAR), Uruguai. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2024, Vitória. Anais [...] Vitória: UFES, 2024. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/342424. Acesso em: 10 janeiro 2025.

FLORIT, Héctor. Implicancia del racismo en el sistema educativo formal. In: SEMINARIO SOBRE RACISMO, DISCRIMINACIÓN Y XENOFOBIA, 1., 1994, Montevideo. Anales […] Montevideo: Mundo Afro, 1994.

FRICKER, Miranda. Epistemic injustice: power & the ethics of knowing. Oxford, England: Oxford University Press, 2007.

GARCÊS-DA-SILVA, Franciéle Carneiro; SALDANHA, Gustavo Silva. Brazilian Black Librarianship: the fight against the epistemicide of black thought in the library profession. Journal of Critical Library and Information Studies, [s.l.], v. 4, p. 1-29, 2022.

GARCÊS-DA-SILVA, Franciéle Carneiro. Biblioteconomia Negra: das epistemologias negro-africanas à Teoria Crítica Racial. 1. ed. Rio de Janeiro: Malê, 2023. 584 p.

GROSFOGUEL, Ramon. Los cuatro genocidios/epistemicidios del largo siglo XVI y las estructuras de conocimiento racistas/sexistas de la modernidad en la universidad occidental. Revista Izquierdas, [s.l.], v. 51, n. 1, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/396/39630036002.pdf Acesso em: 23 maio 2023.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto; MENDOZA, Christian. Metodología de la investigación: las rutas cuantitativas, cualitativas, y mixtas. México: Mc.Graw-Hill, 2018.

IFLA. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas, 1994. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-es.pdf Acesso em: 23 maio 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTADÍSTICA Y CENSO. Datos primarios dela Encuestacontinua de Hogares. Montevideo, junio de 2006.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTADÍSTICA. Encuesta continua de hogares. Módulo raza. Principales resultados. Montevideo: División de estadísticas sociodemográficas, 1998.

LAO-MONTES, Agustín. Hilos descoloniales: trans-localizando los espacios de la diáspora africana. Tabula Rasa, [s.l.], n. 7, p. 47-79. 2007. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/tara/n7/n7a03.pdf Acesso em: 23 maio 2023.

McINTOSH, Peggy. White Privilege: Unpacking the Invisible Knapsack. In: Peace and Freedom Magazine. Philadelphia, 1989. p. 10-17. Disponível em: https://nationalseedproject.org/Key-SEED-Texts/white-privilege-unpacking-the-invisible-knapsack Acesso em: 23 maio 2023.

MBEMBE, Joseph-Achille. Necropolítica seguido de Sobre el Gobierno privado indirecto. Elisabeth Falomir Archambault, tradução. España: Melusina, 2011.

MISSIATTO, Leandro Aparecido Fonseca. Memoricídio das populações negras no Brasil: atuação das políticas coloniais do esquecimento. Revista Memória em Rede, [s.l.], v. 13, n. 24, p. 252-273, 2021.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de Raça, Racismo, Identidade e Etnia. In: SEMINÁRIO NACIONAL RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO. PENESB, 3, 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: PENESB, 2003. Disponível em https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia.pdf Acesso em: 23 maio 2023.

MURILLO, Susana. Del par normal-patológico a la gestión del riesgo social. Viejos y nuevos significantes del sujeto y la cuestión social. In: MURILLO, Susana. (coord.). Banco Mundial. Estado, mercado y sujetos en las nuevas estrategias frente a la cuestión social. Buenos Aires, Centro Cultural de la Cooperación Floreal Gorini, 2006. p. 11-38.

NASCIMENTO, Gabriel. Entre o lócus de enunciação e o lugar de fala: marcar o não-marcado e trazer o corpo de volta na linguagem. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n. 60, p. 58-68, jan./abr. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/010318139578611520210313

OLIVEIRA, Henry Pôncio Cruz de. Afrodescendência, memória e tecnologia: uma aplicação do conceito de informação étnico-racial ao projeto "A Cor da Cultura". 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.

PALERMO LÓPEZ, Eduardo Ramon. Afro-uruguaios, educação e trabalho: inclusão ou exclusão? Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 3, p.114–131, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1520. Acesso em: 15 março 2025.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de enunciação. Aline Pereira da Encarnação, tradução. España: Ediciones Ambulantes, 2017.

SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da.; SALDANHA, Gustavo Silva. Biblioteconomia Negra Brasileira: caminhos, lutas e transformação. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, [s.l.], v. 12, p. 1-24, 2019.

SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; GARCEZ, Dirnéle Carneiro; SILVA, Rubens Alves da. Conhecimento das margens: da injustiça epistêmica à valorização do conhecimento negro em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Revista ACB, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 1–19, 2022. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1885. Acesso em: 5 março 2025.

UDELAR – Universidad de la República. Áreas Académicas. Montevideo, 2023. Disponível em: https://udelar.edu.uy/portal/areas-academicas/ Acesso em: 23 maio 2023.

UDELAR - Univiersidad de la República. Forma Estudiantes. Perfil estudantes de grado 2023. Montevideo, 2024. Disponível em: https://planeamiento.udelar.edu.uy/wp-content/uploads/sites/33/2024/03/Infografia-FORMA-ESTUDIANTES-2023.pdf Acesso em: 5 março 2024.

VALERIO, Erinaldo D.; SANTOS, Diego F.; VAZ, Glaucia A. Prática docente afrocentrada. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2024, Vitória. Anais [...] Vitória: UFES, 2024.

VALERIO, Erinaldo D.; CAMPOS, Arthur F. Educação antirracista no ensino da biblioteconomia. Revista Folha de Rosto, v. 5 n. Esp., p. 118-126, 2019. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/136584 Acesso em: 10 janeiro 2025.

Downloads

Publicado

20-05-2025

Como Citar

EGAÑA LACHAGA, F.; GARCÊS-DA-SILVA, F. C. Expressando o Memoricídio: uma análise da produção do conhecimento afrocentrado na Universidad de La Republica, Uruguai. Revista ACB, Florianópolis, v. 30, n. 1, p. 1–19, 2025. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/2154. Acesso em: 30 maio. 2025.