O ponto e o parêntese: uma avaliação de serviços eletrônicos para a elaboração de referências <p> The point and the parenthesis: an electronic services evaluation for the references preparation

Autores/as

  • Rafael Rodrigo do Carmo Batista Universidade Federal de Pernambuco
  • Rafael Alves de Oliveira Universidade Federal da Paraíba/Instituto Federal de Pernambuco

Resumen

Apresenta um panorama sobre a normalização documentária e seu enfoque como objeto de estudo do profissional da informação. Delimita a abordagem para referências bibliográficas, enfatizando a importância das ferramentas de normalização como instrumentos de comunicação científica. Analisa a elaboração de referências em meio eletrônico geradas por dois softwares brasileiros: o MORE da RExLAB/UFSC e o Bibliografia Pessoal, utilizando as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como parâmetro de análise dos produtos gerados pelos sistemas, buscando apontar possíveis falhas e possibilidades de melhorias. Por fim, identifica que os sistemas não apresentam desempenho completamente satisfatório, sugerindo a necessidade de aprimoramento e estudos que possam complementar as análises. 

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Biografía del autor/a

Rafael Rodrigo do Carmo Batista, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Rafael Alves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba/Instituto Federal de Pernambuco

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Caruaru.

Publicado

2014-10-20

Cómo citar

do Carmo Batista, R. R., & Alves de Oliveira, R. (2014). O ponto e o parêntese: uma avaliação de serviços eletrônicos para a elaboração de referências <p> The point and the parenthesis: an electronic services evaluation for the references preparation. Revista ACB, 19(2), 245–259. Recuperado a partir de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1002

Número

Sección

Relato de pesquisa