O ponto e o parêntese: uma avaliação de serviços eletrônicos para a elaboração de referências <p> The point and the parenthesis: an electronic services evaluation for the references preparation

Auteurs

  • Rafael Rodrigo do Carmo Batista Universidade Federal de Pernambuco
  • Rafael Alves de Oliveira Universidade Federal da Paraíba/Instituto Federal de Pernambuco

Résumé

Apresenta um panorama sobre a normalização documentária e seu enfoque como objeto de estudo do profissional da informação. Delimita a abordagem para referências bibliográficas, enfatizando a importância das ferramentas de normalização como instrumentos de comunicação científica. Analisa a elaboração de referências em meio eletrônico geradas por dois softwares brasileiros: o MORE da RExLAB/UFSC e o Bibliografia Pessoal, utilizando as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como parâmetro de análise dos produtos gerados pelos sistemas, buscando apontar possíveis falhas e possibilidades de melhorias. Por fim, identifica que os sistemas não apresentam desempenho completamente satisfatório, sugerindo a necessidade de aprimoramento e estudos que possam complementar as análises. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Rafael Rodrigo do Carmo Batista, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Rafael Alves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba/Instituto Federal de Pernambuco

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Caruaru.

Téléchargements

Publiée

2014-10-20

Comment citer

do Carmo Batista, R. R., & Alves de Oliveira, R. (2014). O ponto e o parêntese: uma avaliação de serviços eletrônicos para a elaboração de referências <p> The point and the parenthesis: an electronic services evaluation for the references preparation. Revista ACB, 19(2), 245–259. Consulté à l’adresse https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1002

Numéro

Rubrique

Relato de pesquisa